Após serem “excluídos” de feriado na Copa, comerciários protestam em frente à prefeitura
A categoria ficará sem os direitos garantidos, como remuneração em dobro ou um dia de folga
São Paulo|Do R7
Os comerciários de São Paulo farão um protesto em frente à Prefeitura de São Paulo a partir das 10h desta sexta-feira (30), contra a Lei Municipal nº 15.996/2014 que declara feriado na capital paulista no dia 12 de junho. Segundo o sindicato, a lei exclui a categoria que, consequentemente, ficará sem os seus direitos garantidos para o trabalho nos feriados.
Na lei, publicada no Diário Oficial no último sábado (24), consta que não haverá feriado para estabelecimentos e atividades como comércio de rua e centros comerciais.
De acordo com o Sindicato dos Comerciários, milhares de trabalhadores comerciários serão prejudicados porque, ao não ser considerado feriado o dia 12 de junho somente para esta categoria, eles perderão os benefícios conquistados nas Convenções Coletivas de Trabalho como remuneração em dobro ou um dia de folga etc.
Leia mais notícias de São Paulo
Na quarta-feira (28), o sindicato encaminhou ofício solicitando audiência pública com o prefeito Fernando Haddad para que a situação da categoria seja revertida. Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, afirma que é possível beneficiar a todos com a alteração desta lei.
— Sabemos da importância do funcionamento do comércio varejista no dia da abertura e do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, mas há alternativas para manter o feriado e, concomitantemente, o funcionamento do comércio varejista na cidade de São Paulo.















