Campanha “Vai Ter Shortinhos Sim!” derruba proibição de “roupa curta” para meninas em escola de SP
Colégio deixava apenas que os garotos entrassem com bermudas acima do joelho
São Paulo|Do R7*
Era um dia de muito calor na capital paulista. No Colégio Etapa, na Ana Rosa, zona sul de São Paulo, duas estudantes perceberam que os meninos entravam na escola com shorts acima do joelho – o que é considerado pela instituição como roupa curta.
Luana Pantaleoni Frazão e Giulia Pezarim, ambas de 16 anos, seriam barradas se usassem bermudas com esse comprimento. Segundo Luana, no entanto, os meninos não encontravam nenhuma resistência na portaria.
— A norma da escola vale tanto para menina quanto para menino. Mas os meninos usavam e nada acontecia. Agora, se fosse menina, ela poderia ter prova, mas seria mandada embora.
Em protesto à medida da escola, Luana criou uma página no Facebook com o objetivo de “soltar a voz contra atitudes machistas” em ambientes escolares. A comunidade “Vai Ter Shortinhos Sim!” foi criada no dia 17 de setembro e já conta com quase 20 mil curtidas.
De acordo com a aluna, ela recebeu várias mensagens de apoio ao criar a página.
— Postamos relatos, depoimentos, muitas vezes de assédio – sempre anonimamente. Um dos objetivos era ajudar na mudança de comportamento do colégio em relação aos shorts.
Alguns dias depois, a adolescente criou um abaixo-assinado com o objetivo de barrar a determinação do colégio. Foram 4.000 assinaturas de apoio. Além disso, segundo Luana, os meninos da escola realizaram um ato para ajudar na causa.
— Teve um dia em que os meninos foram de shorts e subiram, fazendo com que ficassem em um tamanho curto, como forma de apoio a nós [meninas].
Assim, meninos e meninas, juntos, passaram a usar shorts curtos todos os dias. Segundo Luana, em um determinado momento, os seguranças não conseguiam mais barrar a entrada e cerca de um mês depois do início do movimento, a escola derrubou a proibição. Hoje, nenhum aluno é barrado na porta por estar com as pernas de fora.
Procurada pela reportagem, o Colégio Etapa não se posicionou sobre o assunto.
*Colaborou Plínio Aguiar, estagiário do R7
Leia mais notícias sobre R7 São Paulo
Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play