Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cantareira mantém tendência de queda pelo 23º dia e chega a 8,6% da capacidade

Há um ano, volume de água era de 61,2%, quase sete vezes maior do valor atual

São Paulo|Do R7

Sistema Cantareira registra quedas sucessivas no volume de água
Sistema Cantareira registra quedas sucessivas no volume de água Sistema Cantareira registra quedas sucessivas no volume de água

O volume de água do Sistema Cantareira voltou a cair nesta terça-feira (13) e chegou a 8,6% da capacidade, segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Esta é a 23ª queda consecutiva no volume de água armazenado no reservatório que abastece a Grande São Paulo. No mesmo dia do ano passado, o reservatório registrava 61,2%, valor quase sete vezes maior que o atual. 

Os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga, utilizados desde o início do ano no remanejamento de áreas antes abastecidas pelo Cantareira, também apresentaram mais um dia de queda nesta terça-feira. O Alto Tietê caiu de 33,6% para 33,4%, enquanto o Guarapiranga, de 75% para 74,9% da capacidade de armazenamento.

A previsão é que a captação do chamado "volume morto" do Sistema Cantareira comece nesta quinta-feira (15), segundo a Sabesp e o governo de São Paulo, acionista majoritário da companhia. As obras para exploração da água do fundo dos reservatórios Jaguari e Jacareí custaram aproximadamente R$ 80 milhões.

Seca no Sistema Cantareira só ocorre a cada 3.378 anos

Publicidade

Falta de água em São Paulo afeta mais população pobre, diz pesquisa

Fenômeno El Niño deve frustrar governo de SP e prolongar estiagem do Sistema Cantareira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.