Cantareira: Sabesp deve pedir aval para usar 2ª cota do volume morto na segunda-feira
Secretário previu que atual capacidade do reservatório pode chegar ao fim em novembro
São Paulo|Do R7
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deve enviar à ANA (Agência Nacional de Águas) na segunda-feira (5) um complemento do plano que pede aval para usar a segunda cota do volume morto do reservatório Cantareira.
No último dia 26, a companhia enviou uma primeira versão do plano, mas a agência pediu alterações. De acordo com a ANA, o plano é fundamental para que a agência libere a utilização da segunda cota.
A primeira parte do volume morto, de 182 bilhões de litros de água, foi incorporada aos 982,07 bilhões de litros originais em 16 de maio.
Leia mais notícias de São Paulo
Na última semana, o secretário de recursos hídricos, Mauro Arce, afirmou que a atual capacidade do reservatório — incluindo a primeira parte do volume morto — pode se esgotar em 21 de novembro. Posteriormente, ele voltou atrás e disse preferir não falar em datas.
De acordo com governo do Estado, caso a ANA dê seu aval, toda a estrutura de bombas para captar a segunda cota do volume morto, com mais 106 bilhões de litros de água, está pronta. O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão ligado ao Estado, também precisa dar a autorização.
Nesta sexta-feira (3), o nível do Cantareira está em 6,4%.