Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Chuvas só elevarão nível do Cantareira quando solo parar de absorver água, diz especialista

Nível do sistema voltou a cair nesta quarta-feira e atingiu a marca de 11,8%

São Paulo|Caroline Apple, do R7

Solo seco do Sistema Cantareira absorve água da chuva
Solo seco do Sistema Cantareira absorve água da chuva

As chuvas que têm atingido a região do Sistema Cantareira nos últimos dias ainda não são o suficiente para aumentar o nível do reservatório. Isso porque a terra seca absorve a água, dificultando a formação de um espelho d'água que poderia ajudar a captar a água da chuva e, ao menos, manter o nível do reservatório estável.

A Grande São Paulo teve, nesta terça-feira, pancadas de chuva que chegaram a alagar pontos da cidade e causar transtornos no trânsito. Depois de 38 dias de queda, o volume se estabilizouem 11,9%. Porém, nesta quarta-feira, o nível votou a cair e atingiu a marca de 11,8%.

De acordo com Paulo Roberto Morais, especialista em recursos hídricos da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), cada tipo de solo responde à absorção de água de forma diferente, por isso, não dá para especificar quando a terra do Cantareira irá parar de absorver água e, finalmente, fazer com que o nível volte a subir.

— Há tipos de solo que demoram mais para ficarem úmidos, outros menos. Porém, se continuar chovendo, logo a situação irá melhorar.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.