Clientes terão duas sacolinhas de graça no supermercado para se adaptarem à cobrança
Medida, adotada após reunião com Procon, começa a valer em maio e vai durar dois meses
São Paulo|Da Agência Record
Após acordo com o Procon-SP, os supermercados da capital paulista vão deixar de cobrar duas sacolinhas plásticas por compra pelo período de dois meses. De acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), o objetivo da medida é contribuir com o período de adaptação do paulistano à nova legislação municipal. A medida entra em vigor no dia 11 de maio.
O acordo prevê que, a partir da terceira sacola, haverá cobrança pelo preço de custo, acrescido de despesas operacionais. Após o período de 60 dias, o desconto nas duas primeiras sacolas será suspenso.
Também ficou acertado entre as duas entiades que, durante seis meses, também a partir de 11 de maio, os supermercados deverão explicitar em local visível e de fácil acesso o valor de compra das sacolas regulamentadas.
Pelo mesmo período, os supermercados deverão desenvolver programas de incentivo aos consumidores que utilizarem meios próprios para transporte de mercadorias, como sacolas retornáveis, ecobags e carrinhos de feira. Poderão ser concedidos descontos de R$ 0,03 (três centavos) a cada cinco itens adquiridos pelo consumidor, independentemente do valor dos produtos, ou outros programas de incentivo, tais como sorteios ou concursos de cunho cultural.
A APAS se comprometeu a fomentar, em parceria com a Fundação Procon-SP, a adoção de campanha educativa, com informações a respeito do acordo firmado, da importância da utilização de sacolas retornáveis, da necessidade do adequado emprego das sacolas regulamentadas pela legislação e do hábito da coleta seletiva. Também serão desenvolvidas, pelo prazo de seis meses, promoções de ecobags.