Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coletivo Poetas do Tietê lança livro de poemas neste sábado na Casa das Rosas

Grupo é especialista em intervenções urbanas cheias de rimas e alegria 

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

Os poetas em ação no Jd. Paraná, na zona Norte de São Paulo
Os poetas em ação no Jd. Paraná, na zona Norte de São Paulo Os poetas em ação no Jd. Paraná, na zona Norte de São Paulo

Em atividade desde 2008, o coletivo Poetas do Tietê promove diversas iniciativas para encher o cotidiano dos paulistanos de poesia. Sem ligar para a agitação e a falta de tempo na metrópole, o trabalho dos poetas se divide em várias frentes.

Uma das intervenções mais conhecidas do coletivo é o "Poesia na Faixa". Com megafones, faixas e cartazes o grupo ocupa calçadas e faixas de pedestres de grandes avenidas para distribuir e declamar poesias no horário do rush. A ideia é pegar motoristas e pedestre de surpresa.

No sábado, dia 5, o grupo que conta com 13 integrantes fixos e dezenas de colabores lança a coletânea de poesias na Casa das Rosas, durante o sarau A Plenos Pulmões, na avenida Paulista, número 32, a partir das 19h,o evento é gratuito (ou melhor, a entrada é um sorriso).

Ao todo, são poemas de 60 autores. "Os poema falam dos problemas atuais do país: racismo, machismo, violência, desigualdade, mas também muito amor e esperança, pois acreditamos que essa realidade pode ser mudada, e que a literatura é a revolução da paz", disse Paulo D'Auria, um dos coordenadores dos Poetas do Tietê.

Publicidade

A proposta do grupo é fazer do lançamento da coletânea um minifestival com amostras de todas as atividades do grupo, que não são poucas.

"Temos o selo Edições do Tietê, que divulga nossos projetos e autores através da publicação de livros e da revista mensal Poesia Sem Medo;o Projeto Livrar, que distribui poemas e livros de bicicleta pelas ruas da cidade; tem também o Projeto Ocupaz, sarau e oficina literária no CEU Paz, Jardim Paraná; participamos do Programa Veia e Ventania - Literatura Periférica nas Bibliotecas Públicas. Além disso tudo tem também o Sarau Asas Abertas, onde levamos poesia e cidadania para pessoas em situação de privação de liberdade, sejam adultos no Sistema Penitenciário, sejam jovens cumprindo medida sócio-educativa nas Fundações Casas de todo o Estado", disse D'Auria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.