Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contra aumento de passagem, grupo monta barricadas e fecha avenida Nove de Julho em São Paulo

Via foi interditada nos dois sentidos, de acordo com a CET 

São Paulo|Do R7

Tropa de choque foi chamada para tentar liberar o tráfego
Tropa de choque foi chamada para tentar liberar o tráfego Tropa de choque foi chamada para tentar liberar o tráfego (NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que manifestantes bloquearam os dois sentidos da avenida Nove de Julho, próximo à praça da Bandeira, no centro de São Paulo. O grupo colocou fogo em objetos, formando uma barricada, e impediu a passagem dos veículos, por volta das 19h. 

No mesmo horário, a CET divulgou informações dizendo que os estudantes seguiam em direção à avenida Paulista. Eles recomendavam que o motorista evitasse todo o eixo centro – Paulista em função da lentidão no viário. Agentes de trânsito estavam acompanhando a interdição e orientando os motoristas.

Gustavo Dittrichi estava na região escreveu no Twitter sobre a presença da polícia para liberar a via.

— Tô no Anhangabaú preso. Fogo a circulação na Nove de Julho. Tropa de choque na rua.

Publicidade

Outro internauta, Sérgio Rondino, disse que havia bombas de gás sendo jogadas.

— Passeata, fogueiras na avenida 9 de Julho, bombas de gás, trânsito parado a essa hora.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

A manifestação

Publicidade

O evento é organizado pelo Movimento Passe Livre de São Paulo, que pretende reduzir o preço das passagens e, ao longo prazo, implantar a tarifa zero. Segundo a página oficial da manifestação, o objetivo é reivindicar, além do aumento, o direito real do uso coletivo do transporte. "Cada vez que a tarifa sobe, aumenta também o número de pessoas excluídas do sistema de transporte", informa o site.

Leia mais notícias de São Paulo

Ainda de acordo com o movimento, em 2010, cerca de 37 milhões de brasileiros deixaram de usar o ônibus diariamente por não ter dinheiro. "Não ter acesso ao transporte significa não ter acesso à cidade, pois dependemos da condução para ir e voltar do trabalho, escolas, hospitais, visitar amigos etc.”.

Veja o vídeo abaixo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.