Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coren-SP pede prioridade em medidas contra Covid para evitar sobrecarga em hospitais

Estado teve alta de 120% de internações pela doença. Conselho pede uso contínuo de máscara e respeito ao calendário vacinal

São Paulo|Luan Leão*, da Agência Record

Coren-SP teme nova sobrecarga de trabalho entre enfermeiros do estado
Coren-SP teme nova sobrecarga de trabalho entre enfermeiros do estado Coren-SP teme nova sobrecarga de trabalho entre enfermeiros do estado

O Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) pediu ao poder público que sejam priorizadas e estimuladas todas as iniciativas sanitárias de prevenção à Covid-19 para evitar sobrecarga de trabalho aos profissionais de saúde que compõem a linha de frente do combate à pandemia.

Leia também

Entre as principais medidas eficazes, estão o uso contínuo de máscara pela população em lugares públicos abertos ou fechados e o respeito ao calendário vacinal da Covid-19, disponível em todo o SUS (Sistema Único de Saúde) e executado pela enfermagem.

A preocupação se faz necessária devido ao crescente número de contaminações por Covid-19 no estado, que teve uma alta de 120% de internações pela doença no último mês de maio, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Uma sondagem realizada com mais de 13 mil profissionais de enfermagem divulgada pelo Coren-SP no dia 12 de maio mostra que 94% desses trabalhadores se sentiram exaustos em decorrência do trabalho nos últimos seis meses, ao mesmo tempo em que 38,5% relataram mais horas trabalhadas nesse período, e 26,4% deles relataram piora nas condições de trabalho (fornecimento de EPIs — equipamentos de proteção individual, quantidade adequada de profissionais, disponibilidade de insumos).

Publicidade

Dados do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) também revelam que a Covid-19, de março de 2020 a maio de 2022, tirou a vida de 105 profissionais de enfermagem no estado de São Paulo, entre um total de quase 12 mil contaminações reportadas.

O aumento de casos pode sobrecarregar a atenção primária à saúde além de, numa eventual piora dos quadros, atingir altos níveis de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

Publicidade

Segundo o Coren, a prevenção se mostra novamente uma eficaz estratégia pelo bem-estar da população, mas também daqueles que trabalham diariamente para cuidar da saúde de todos, como a enfermagem.

*Estagiário sob supervisão de André Carvalho, daRecord TV 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.