Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPTM afasta seguranças após abordagem a ambulante

Vídeo mostrou homem com deficiência tentando impedir guardas de tirarem sua mercadoria na Linha 9 - Esmeralda 

São Paulo|Mariana Rosetti, da Agência Record

A CPTM afastou três seguranças depois de abordagem truculenta a um vendedor ambulante com deficiência física no último sábado (18) na Linha 9-Esmeralda, na zona sul de São Paulo. Uma passageira gravou o momento em que três agentes da CPTM tentam imobilizar o homem, após retirá-lo do trem por praticar comércio irregular.

Sem uma das pernas, ele usa muletas para se locomover. Em determinado momento, o rapaz se desequilibra e cai no chão. Ele tenta ficar em pé a todo custo, mas é impedido pelos agentes, que insistem em tirar sua mercadoria e colocar seus braços para trás.

Durante a confusão, os seguranças arrastam e forçam as muletas da vítima, que quebram. Com a truculência empregada, a bolsa do vendedor rasga e balas da marca Fini ficam espalhadas pelo chão.

Em nota, a CPTM disse que os seguranças envolvidos na ocorrência foram afastados. Além disso, que "a companhia não admite qualquer prática de violência contra a vida, além de não compactuar com desvios de conduta".

Publicidade

A companhia, no entanto, afirmou que o comércio ambulante não é permitido nos trens e estações e que a atuação da companhia nesse sentido está respaldada no decreto federal nº 1.832: "A prática é combatida, principalmente, pelo fato de os produtos comercializados não terem procedência conhecida e, por isso, podem estar associados a crimes como contrabando, roubo de cargas, furtos e roubos". 

"A companhia conta com a colaboração de todos os passageiros para enfrentar o comércio irregular, não incentivando a prática e denunciando nos canais diretos da CPTM", completou a instituição.

Homem foi retirado do trem por comércio irregular de balas Fini
Homem foi retirado do trem por comércio irregular de balas Fini Homem foi retirado do trem por comércio irregular de balas Fini

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.