CPTM retoma circulação normal de trens sob viaduto que cedeu
Entretanto, composições vão circular com velocidade reduzida no trecho da via elevada que sofreu dano, na altura do parque Villa-Lobos
São Paulo|Do R7
O fluxo de trens da linha 9-Esmeralda da CPTM foi liberado no trecho do viaduto que cedeu na marginal Pinheiros, informou, neste domingo (18).
"Está liberado o fluxo da CPTM a partir desse momento", disse o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Victor Aly.
"A gente não liberou o transporte enquanto não tínhamos certeza. Amanhã é um meio de feriado o que vai fazer com que tenhamos um carregamento maior, mas não de pico. Na terça-feira, 20, teremos novamente uma baixa no carregamento e vai nos ajudar a acompanhar", completou.
Em entrevista coletiva, Aly disse que a CPTM deve informar a quantidade de passageiros liberada na operação.
"No trecho da obra, a velocidade será de 20 km/h. Já está sinalizada e com radar para que o operador passe com essa velocidade", acrescentou.
Aly disse que as autoridades seguem monitorando a estrutura, que tem apresentado variações dentro do normal.
"As variações estão dentro do limite. A estrutura de uma ponte não é rígida. Ela se movimenta", explicou, apontando variação de 3 milímetros na estrutura. Entretanto, não deu informações mais detalhadas sobre o futuro da estrutura e se será necessário destruí-la. "Vamos começar a fazer a análise do que foi em termos de comprometimento".
Já o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, disse que a prefeitura está estudando alternativas de mexer na pista da marginal para aumentar a capacidade e evitar o efeito funil enquanto o viaduto está interditado.
"Se ela ficar só com uma faixa, vamos ter um represamento muito grande. Estamos estudando a possibilidade de abrir canteiros. Isso está sendo estudado para evitar que as pessoas fiquem na pista expressa", disse.