Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Denarc deverá passar por mudanças após operação que prendeu policiais, diz secretário

Modificações serão anunciadas dentro de dez dias, segundo Secretaria da Segurança Pública

São Paulo|Do R7

Secretário não entrou em detalhes de quais alterações deverá fazer
Secretário não entrou em detalhes de quais alterações deverá fazer Secretário não entrou em detalhes de quais alterações deverá fazer

Após uma operação da Corregedoria e da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo ter descoberto um esquema de tráfico de drogas envolvendo policiais civis do Denarc (Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos) e de delegacias de Campinas, o secretário da Segurança Pública, Fernando Vieira Grella, anunciou que o departamento passará por mudanças. O comunicado foi feito na tarde desta terça-feira (16), após reunião com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Grella não falou por quais alterações o Denarc deverá passar. Ele apenas acrescentou que as mudanças concretas serão anunciadas em dez dias. A Secretaria da Segurança Pública informou que algumas modificações no departamento já estavam sendo pensadas antes das prisões dos policiais, mas que foram aceleradas agora.

Também nesta terça-feira, foram divulgadas as fotos e os nomes dos suspeitos de envolvimento no esquema de tráfico que continuam foragidos. Na segunda-feira (15), sete policiais civis foram presos durante a operação. Durante coletiva, o Ministério Público informou que eles recebiam até R$ 300 mil de propina de traficantes por ano. Dos presos, dois são delegados.

Detidos

Publicidade

Um dos delegados detidos é o supervisor da unidade de investigações do Denarc, Clemente Castilhone Junior. Segundo seu advogado, João Batista Augusto Filho, não foi informado o motivo da prisão.

Os policiais investigados são suspeitos de roubo, corrupção e extorsão mediante sequestro. De acordo com o promotor Amauri Silveira Filho, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) de Campinas, durante diferentes momentos da investigação houve vazamento de informações.

Publicidade

Investigação

A investigação foi instaurada pelo MP em outubro de 2012 e tinha, inicialmente, como objeto a atuação de traficantes, ligados a uma organização criminosa, que atuam na região de Campinas, segundo o promotor Amauri Silveira Filho.

De acordo com o promotor, ao longo dos últimos meses, os esforços foram direcionados em duas frentes distintas: a investigação em relação à organização criminosa e a identificação dos desvios praticados por policiais e quem seriam eles.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.