Dilma promete estudar desapropriação de terreno ocupado em Itaquera, diz MTST
Lideranças do movimento foram recebidas nesta tarde pela presidente em São Paulo
São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo
A presidente Dilma Rousseff recebeu, na tarde desta quinta-feira (8), lideranças do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), na zona leste de São Paulo. De acordo com um dos representantes do grupo José Augusto de Amaral Rocha, Dilma disse que irá estudar a possibilidade de desapropriar o terreno em que 2.800 famílias estão acampadas desde o último sábado (3).
— Levamos as pautas sobre a ocupação Copa do Povo , em Itaquera. Ela ficou de estudar a possibilidade de desapropriação do terreno. Mas ainda não deu uma posição definitiva.
O encontro aconteceu por volta das 15h e durou cerca de 20 minutos. A presidente visita nesta tarde as obras da Arena Corinthians, estádio que receberá a partida de abertura da Copa do Mundo e fica nas proximidades da área ocupada. De acordo com Rocha, também tratados outros temas da agenda nacional do movimento, como reinvicações de mudanças no programa Minha Casa Minha Vida.
Protestos ocupam construtoras da Copa para reivindicar moradias
Leia mais notícias de São Paulo
A reunião não estava prevista na agenda inicial da presidente na capital paulista e teria sido marcada após uma onda de manifestações do movimento na manhã desta quinta-feira.
Ainda hoje, por volta das 17 horas, a presidente tem agendado um encontro com líderes do varejo brasileiro no Hotel Grand Hyatt, na zona sul da cidade.
Liminar
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, nesta quarta-feira (7), a reintegração de posse do terreno. A liminar, concedida pelo juiz Celso Maziteli Neto, autoriza a expedição de um mandado de despejo, caso eles não deixem o local voluntariamente em 48 horas.
O MTST disse que recorreu da decisão em favor da Viver Incorporadora e que está disposto a resistir à ação da polícia.