Logo R7.com
RecordPlus

Documento indica que CET deveria ter interditado via 18 minutos antes de atropelamento de skatistas

João Octaviano, presidente da Companhia, defende que não houve falha na operação

São Paulo|Giorgia Cavicchioli e Peu Araújo, do R7

  • Google News
Skatistas foram atropelados pelo motorista que passou no local
Skatistas foram atropelados pelo motorista que passou no local

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deveria ter interditado as ruas às 9h30 no último domingo (25) para o evento de skate que acabou resultando no atropelamento de pelo menos três skatistas que estavam descendo a rua Augusta, no centro de São Paulo. Isso é o que diz o documento de autorização para ocupação ou interferência em via pública da prefeitura.

O presidente da CET, João Octaviano, defende que não houve falha na operação. “Enquanto o bloqueio estava sendo produzido, um grupo bastante grande de skatistas começou, inadvertidamente, descer a rua Augusta fora do horário programado. As vias estavam sendo bloqueadas a partir das 9h30." 


Ele defende ainda que a via não tem como ser fechada em questão de minutos, por isso, segundo o mesmo documento, a Companhia teria uma hora para realizar a operação. Os agentes da CET haviam conseguido parar o trânsito da avenida Paulista — de onde viriam os skatistas — para o centro e estavam realizando o fechamento no sentido oposto. "A CET estava fazendo exatamente o que era programado."

João Octaviano defende ainda que a quebra de protoclo dos skatistas os colocou em risco. "A ação deles de descerem fora do horário colocou expôs todo o processo, o que não justifica uma pessoa atropelar os skatistas."


Nesta terça-feira (27), a prefeitura informou que multou o responsável pelo evento em aproximadamente R$ 20 mil por iniciar o evento antes do horário autorizado. Segundo a nota, a decisão aconteceu porque “a iniciativa de dar início antes do horário combinado causou transtornos à logística e planejamento das ações realizadas para garantir a segurança dos participantes.

Imagens de câmeras de segurança mostram que o motorista José Iriovaldo Ferreira atropela os três skatistas às 9h48. A Associação Go Skate Day disse que irá usar o documento para isentar a instituição de multa. Quando prestou depoimento, o homem de 55 anos disse que a rua não estava interditada.


Em nota, a CET disse que iniciou a operação na região às 9h e que “pela programação definida com os organizadores, a concentração no MASP estava prevista para as 10h e, a partir das 10h30, o início da saída da avenida Paulista, sentido Consolação, entrando na rua Augusta até a rua Martins Fontes, rua Álvaro de Carvalho, rua João Adolfo e término no Vale do Anhangabaú”.

Além disso, disse que “com a antecipação do início do trajeto dos skatistas, sem autorização prévia, os agentes da CET acompanharam a movimentação dos skatistas e ordenaram o trânsito das ruas transversais”.

Documento mostra que a CET se responsabilizou pelo bloqueio das vias a partir das 9h30 de domingo
Documento mostra que a CET se responsabilizou pelo bloqueio das vias a partir das 9h30 de domingo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.