Documento indica que CET deveria ter interditado via 18 minutos antes de atropelamento de skatistas
João Octaviano, presidente da Companhia, defende que não houve falha na operação
São Paulo|Giorgia Cavicchioli e Peu Araújo, do R7

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deveria ter interditado as ruas às 9h30 no último domingo (25) para o evento de skate que acabou resultando no atropelamento de pelo menos três skatistas que estavam descendo a rua Augusta, no centro de São Paulo. Isso é o que diz o documento de autorização para ocupação ou interferência em via pública da prefeitura.
O presidente da CET, João Octaviano, defende que não houve falha na operação. “Enquanto o bloqueio estava sendo produzido, um grupo bastante grande de skatistas começou, inadvertidamente, descer a rua Augusta fora do horário programado. As vias estavam sendo bloqueadas a partir das 9h30."
Ele defende ainda que a via não tem como ser fechada em questão de minutos, por isso, segundo o mesmo documento, a Companhia teria uma hora para realizar a operação. Os agentes da CET haviam conseguido parar o trânsito da avenida Paulista — de onde viriam os skatistas — para o centro e estavam realizando o fechamento no sentido oposto. "A CET estava fazendo exatamente o que era programado."
João Octaviano defende ainda que a quebra de protoclo dos skatistas os colocou em risco. "A ação deles de descerem fora do horário colocou expôs todo o processo, o que não justifica uma pessoa atropelar os skatistas."
Nesta terça-feira (27), a prefeitura informou que multou o responsável pelo evento em aproximadamente R$ 20 mil por iniciar o evento antes do horário autorizado. Segundo a nota, a decisão aconteceu porque “a iniciativa de dar início antes do horário combinado causou transtornos à logística e planejamento das ações realizadas para garantir a segurança dos participantes.
Imagens de câmeras de segurança mostram que o motorista José Iriovaldo Ferreira atropela os três skatistas às 9h48. A Associação Go Skate Day disse que irá usar o documento para isentar a instituição de multa. Quando prestou depoimento, o homem de 55 anos disse que a rua não estava interditada.
Em nota, a CET disse que iniciou a operação na região às 9h e que “pela programação definida com os organizadores, a concentração no MASP estava prevista para as 10h e, a partir das 10h30, o início da saída da avenida Paulista, sentido Consolação, entrando na rua Augusta até a rua Martins Fontes, rua Álvaro de Carvalho, rua João Adolfo e término no Vale do Anhangabaú”.
Além disso, disse que “com a antecipação do início do trajeto dos skatistas, sem autorização prévia, os agentes da CET acompanharam a movimentação dos skatistas e ordenaram o trânsito das ruas transversais”.














