Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dona de casa de repouso é presa sob suspeita de maus-tratos a idosos, em São Paulo

Dona do estabelecimento foi presa por crime contra a saúde pública; pelo menos 17 idosos estavam sob os cuidados da suspeita

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Estado e do Cidade Alerta

Paciente de clínica de repouso amarrada
Paciente de clínica de repouso amarrada Paciente de clínica de repouso amarrada

A Polícia Civil de São Paulo prendeu em flagrante, por maus-tratos cometidos em idosos, a proprietária da Casa de Repouso Manancial, na Vila Zelina, na zona leste de São Paulo, na tarde de terça-feira (23). A dona do estabelecimento, Iara de Oliveira, foi presa por crime contra a saúde pública. Ela nega as acusações e afirmou que vai se defender na Justiça.

Na quarta-feira (24), a proprietária passou por audiência de custódia. Ela teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, de acordo com TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).

A denúncia, segundo a polícia, foi feita por uma ex-funcionária da casa de repouso. Pelo menos 17 idosos estavam no local. "A proprietária do local foi autuada em flagrante e conduzida à delegacia, onde aguardou o encaminhamento para audiência de custódia", afirma a Secretaria da SSP (Segurança Pública do Estado de São Paulo).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

"Em diligências para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, a equipe de investigação encontrou no local diversos medicamentos vencidos que são ministrados aos hóspedes", afirmou a SSP.

Publicidade

Conforme as investigações, foram encontrados, ainda, remédios controlados sem a apresentação das receitas médicas.

O caso foi registrado no 56ºDP (Vila Alpina), onde a Polícia Civil investiga a denúncia de maus-tratos em idosos, por meio de inquérito policial.

Publicidade

Em nota, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Vila Prudente, afirma que realizou uma vistoria ainda na terça-feira na casa de repouso, localizada na rua Campos Novos, 46. "Foi constatado que o local tem licença de funcionamento, mas poderá ser cassada pela administração regional, após finalização do processo de vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária."

Na tarde de terça-feira, uma equipe da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde, realizou uma inspeção preliminar. Durante a visita, foram verificadas as condições de risco aos idosos que residem no local.

Uma nova visita ocorreu na quarta-feira, para dar prosseguimento ao processo de inspeção sanitária e realizar a verificação de documentação e processos de trabalho. "Uma equipe de saúde acompanha a ação para uma nova avaliação das condições dos idosos", acrescentou a prefeitura.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.