Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa cancela recarga do Bilhete Único em 20 estações do Metrô de São Paulo

Rede Ponto Certo e Metrô de SP não confirmaram as estações afetadas

São Paulo|Do R7

Usuários fazem fila para recarregar bilhete único na sexta-feira; problemas começaram na quinta
Usuários fazem fila para recarregar bilhete único na sexta-feira; problemas começaram na quinta Usuários fazem fila para recarregar bilhete único na sexta-feira; problemas começaram na quinta

Usuários do metrô de São Paulo estão enfrentando dificuldades para recarregar o Bilhete Único em 20 estações do sistema. A empresa Rede Ponto Certo decidiu paralisar e recolher as máquinas de recarga por problemas no contrato firmado com o Metrô, do governo estadual, e com a SPTrans, da prefeitura.

A Rede Ponto Certo passou a retirar as máquinas das estações na última quinta-feira (10). A empresa não informou quais são as 20 estações atingidas.

A empresa alega que paralisou o serviço porque a SPTrans, ligada à Prefeitura de São Paulo, reduziu o valor das comissões pagas e que há cinco anos não há reajustes.

“Entre 2011 e 2015, não houve na cidade qualquer reajuste de tarifas, desequilibrando todo o modelo de negócios de Rede de Recargas”, informou a empresa em nota (leia abaixo o comunicado completo).

Publicidade

A empresa ainda diz que o "Metrô está equivocado em seu modelo de negócios". 

Segundo a empresa, há ainda 2.000 pontos credenciados em São Paulo que continuam em funcionamento, além da possibilidade de fazer a recarga via celular, por meio de aplicativo.

Publicidade

Em nota, a assessoria de imprensa do Metrô de São Paulo informou que "a Companhia está multando a Rede Ponto Certo por ter abandonado os pontos de venda nas estações e já negocia com outras empresas para que assumam esses pontos". Ainda de acordo com o texto, "na semana passada, sem prévio aviso, a Rede Ponto Certo suspendeu a venda de créditos do BU. Desta vez, em todos os seus pontos de autoatendimento e de uma só vez. Desde o fim de julho, a Rede Ponto Certo vem suspendendo a venda assistida de créditos para o Bilhete Único nos pontos por ela locados. O Metrô ​realizou ​duas licitações para o recebimento de propostas de outras empresas interessadas na locação de espaços para a venda assistida de BUs nas estações. A última sessão foi realizada em 04/11, sem que houvesse interessados".

O metrô informou também que equipamentos ou pontos de venda assistida de outras empresas credenciadas pela SPTrans para a venda do Bilhete Único estão disponíveis atualmente em 40 das 61 estações do Metrô: Jabaquara, Santa Cruz, Ana Rosa, São Bento, São Joaquim, Sé, Vergueiro, Luz, Tietê, Jardim São Paulo, Parada Inglesa, Armênia, Santana, Tucuruvi, Chácara Klabin, Clínicas, Consolação, Sumaré, Trianon-Masp, Vila Madalena, Anhangabaú, Belém, Bresser-Mooca, Carrão, Tatuapé, Palmeiras-Barra Funda, Santa Cecilia, Marechal Deodoro, Pedro II, República, Brás, Artur Alvim, Corinthians-Itaquera, Patriarca, Penha, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Adolfo Pinheiro, Oratório, Vila Prudente (Monotrilho). Nas estações onde não há mais disponibilidade do serviço, há indicação dos pontos de venda mais próximos.

Publicidade

Os usuários ainda podem carregar seus bilhetes em um dos mais de 10 mil postos de atendimento cadastrados pela SPTrans, como bancas de jornais, farmácias, padarias, lojas de conveniências e supermercados, ou em sua ou em sua loja virtual.

Confira abaixo a nota da Rede Ponto Certo:

"A REDE PONTO CERTO, na busca constante de transparência, esclarece os motivos que levaram a modificar sua estratégia de distribuição de Rede de Vendas de Recargas na Capital de São Paulo:

A companhia optou pela paralisação de seus serviços de recarga nos terminais de autoatendimento de 20 estações do metrô devido aos seguintes motivos, abaixo.

Considerando que:

- A REDE PONTO CERTO é a primeira Rede de Recargas de São Paulo, implantada há 11 anos juntamente com o Bilhete Único de São Paulo.

- O modelo de contrato estabelecido há 11 anos é de CREDENCIAMENTO, ou seja, aberto a qualquer empresa apta a estabelecer Redes de Transporte.

- A REDE PONTO é e sempre foi a maior Rede de Recargas de Transporte do país.

- A comissão paga por esta distribuição era de 5% no início do projeto, e foi reduzida aos poucos até 2011 quando já estava em 3,3%.

- Em 2014, a SPTRANS reduziu ainda mais as comissões pagas às Redes de Recarga: em 12% em média.

- Este contrato de credenciamento é reajustado com base nos valores de tarifa.

- Entre 2011 e 2015, não houve na cidade qualquer reajuste de tarifas, desequilibrando todo o modelo de negócios de Rede de Recargas.

- O aumento da venda de alguns produtos em detrimento de outro, por estratégia da SPTRANS, fez com que a taxa média das comissões chegasse, em novembro/15, a meros 1,82% sobre o valor transacionado.

Ainda em complemento a toda situação desfavorável acima, existe uma relação com as vendas realizadas dentro do METRO/SP, com as seguintes características:

- O contrato já estava ativo há pouco mais de 4 anos.

- O modelo é de locação de espaço com valores fixos e variáveis, onde o METRO participa da receita das comissões de 1,82%, em aproximadamente 25%.

- O Metrô está equivocado em seu modelo de negócios, pois o serviço realizado não deveria ser encarado como fonte de receita comercial para o Metrô, e sim como atendimento ao seu próprio usuário.

- As máquinas de autoatendimento devem receber cartões de debito, cujas taxas para os cartões variam de 1,2% a 1,55%. Note-se que o Metrô obriga a esta aceitação e não nos reembolsa esta taxa.

- Realizamos diversas reuniões como Metrô mostrando o desiquilíbrio econômico financeiro destes contratos, mas todos nossos esforços foram em vão.

 Agravando ainda mais a situação de desiquilíbrio, acumulamos nestes 4 anos de contrato com o Metrô, 82 Boletim de Ocorrências por vandalismo, furtos e roubos em suas instalações, sem que tivéssemos por parte do Metrô qualquer ação para minimizar estes problemas.

Não existe Rede de Recargas que suporte uma taxa bruta de 1,82%. Estes órgãos estão inviabilizando as Redes atuais.

Permanecemos trabalhando e cumprindo os demais contratos vigentes com Bilheterias Blindadas, em 8 estações de Metrô.

A REDE PONTO CERTO lamenta ser obrigada a tomar esta decisão.

A empresa conta ainda com 2000 pontos credenciados na capital paulista e oferece a opção de recarga via celular. Trata-se do aplicativo Ponto Certo Bilhete Único, que pode ser baixado via Google Play Store ou APP Store, gratuitamente. A solução é voltada para sistema Android e aparelhos com tecnologia NFC. Também é possível baixar o aplicativo para compra de créditos de transporte sem NFC no PlayStore e APP Store (Sistema Android ou IOS )". 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.