Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fechamento da Paulista aos domingos começa a valer neste fim de semana 

Após acordo com MP, foi decidido que avenida ficará aberta para pedestres e ciclistas

São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo

Primeiro teste da prefeitura ocorreu no dia 28 de junho
Primeiro teste da prefeitura ocorreu no dia 28 de junho Primeiro teste da prefeitura ocorreu no dia 28 de junho

Após dois testes realizados nos dias 28 de junho e 23 de agosto de fechamento da avenida Paulista para carros, a Prefeitura de São Paulo informa que a medida se torna oficial neste fim de semana. A partir do próximo domingo (18), a avenida será aberta a pedestres e ciclistas, das 9h às 17h. O bloqueio para veículos passa a ocorrer em todos os domingos. 

De acordo com nota da prefeitura, "a decisão aconteceu após diversas reuniões e acordo com o Ministério Público. O acesso dos moradores locais às suas residências fica garantido, tanto para sair quanto para entrar, além do acesso a todos os hospitais da região".

Ainda segundo a administração, os moradores serão acompanhados por agentes da CET até a primeira esquina onde possa haver a conversão e terão que respeitar a velocidade máxima de 10 km/h. Com relação aos hospitais, a maioria dos acessos será por ruas transversais. No caso do Santa Catarina e do Clube Homs, que ficam na própria avenida Paulista, haverá faixa de acesso exclusiva.

Fechamento da avenida Paulista aos domingos é 'possível', diz secretário

Publicidade

50% de comerciantes são a favor de fechar a Paulista para carros, mostra pesquisa

A avenida Paulista é a primeira entre as demais ruas que deverão ser abertas aos domingos. A previsão da prefeitura é que outras vias tenham uma rua para lazer aos domingos. 

Publicidade

Polêmica

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital expediu, em agosto deste ano, uma recomendação à Prefeitura de São Paulo para que a avenida Paulista fosse fechada. Segundo a promotoria, o município assinou com o Ministério Público, em 2007, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) em que concordou com o limite de três eventos por ano na região sendo a Parada do Orgulho Gay, o Revéillon na Paulista e a Corrida de São Silvestre.

Publicidade

Na época, Haddad negou que o TAC se aplique à proposta.

— O TAC fala da autorização de eventos. Isso é uma política pública. Aliás, o que me causa estranheza é que o Plano Nacional de Mobilidade é uma lei federal, posterior ao TAC, e determina a abertura de vias para pedestres e ciclistas em horários específicos. Estamos querendo cumprir a lei e não estamos conseguindo. Quer dizer, estamos conseguindo, mas com muitas resistências.

Leia mais notícias sobre R7 São Paulo

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.