Fechamento da Paulista aos domingos começa a valer neste fim de semana
Após acordo com MP, foi decidido que avenida ficará aberta para pedestres e ciclistas
São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo
Após dois testes realizados nos dias 28 de junho e 23 de agosto de fechamento da avenida Paulista para carros, a Prefeitura de São Paulo informa que a medida se torna oficial neste fim de semana. A partir do próximo domingo (18), a avenida será aberta a pedestres e ciclistas, das 9h às 17h. O bloqueio para veículos passa a ocorrer em todos os domingos.
De acordo com nota da prefeitura, "a decisão aconteceu após diversas reuniões e acordo com o Ministério Público. O acesso dos moradores locais às suas residências fica garantido, tanto para sair quanto para entrar, além do acesso a todos os hospitais da região".
Ainda segundo a administração, os moradores serão acompanhados por agentes da CET até a primeira esquina onde possa haver a conversão e terão que respeitar a velocidade máxima de 10 km/h. Com relação aos hospitais, a maioria dos acessos será por ruas transversais. No caso do Santa Catarina e do Clube Homs, que ficam na própria avenida Paulista, haverá faixa de acesso exclusiva.
Fechamento da avenida Paulista aos domingos é 'possível', diz secretário
50% de comerciantes são a favor de fechar a Paulista para carros, mostra pesquisa
A avenida Paulista é a primeira entre as demais ruas que deverão ser abertas aos domingos. A previsão da prefeitura é que outras vias tenham uma rua para lazer aos domingos.
Polêmica
A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital expediu, em agosto deste ano, uma recomendação à Prefeitura de São Paulo para que a avenida Paulista fosse fechada. Segundo a promotoria, o município assinou com o Ministério Público, em 2007, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) em que concordou com o limite de três eventos por ano na região sendo a Parada do Orgulho Gay, o Revéillon na Paulista e a Corrida de São Silvestre.
Na época, Haddad negou que o TAC se aplique à proposta.
— O TAC fala da autorização de eventos. Isso é uma política pública. Aliás, o que me causa estranheza é que o Plano Nacional de Mobilidade é uma lei federal, posterior ao TAC, e determina a abertura de vias para pedestres e ciclistas em horários específicos. Estamos querendo cumprir a lei e não estamos conseguindo. Quer dizer, estamos conseguindo, mas com muitas resistências.
Leia mais notícias sobre R7 São Paulo
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play