Funcionários da CET fazem greve na manhã desta quarta-feira em São Paulo
Por conta da paralisação, três avenidas da zona leste estão sem o serviço de corredor reversível
São Paulo|Do R7, com Agência Record
Parte dos funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) entrou em greve na manhã desta quarta-feira (19). Segundo o líder do Sindiviários, órgão que representa os trabalhadores da empresa, os funcionários pretendem cumprir o horário de trabalho dentro de seus postos e pátios de braços cruzados. A categoria reivindica aumento salarial.
Por conta da paralisação, os trabalhadores não montaram, na manhã desta quarta, o corredor reversível, que são faixas que ajudam na fluidez do trânsito, principalmente no horário de pico, em regiões como a estrada do M'Boi Mirim, a Radial Leste e a avenida Celso Garcia. As vias ligam a zona leste e sul da cidade à região central.
Leia mais notícias de São Paulo
Acompanhe o trânsito em tempo real
De acordo com o centro de operações da companhia, o índice de trânsito na região era baixo e considerado dentro do normal, por volta das 7h15 desta manhã.
A CET informou está em período de dissídio coletivo e que alguns sindicalistas se reuniram com alguns funcionários em alguns postos e fizeram uma operação padrão de cruzar os braços.
Ainda de acordo com a companhia, a CET está providenciando, na medida do possível, a montagem das faixas reversíveis com os funcionários que não optaram por essa paralização. Os corredores da zona norte, por exemplo, já estavam sendo montados, segundo a empresa.
A companhia disse ainda que vai ocorrer uma reunião entre o sindicato e a diretoria da empresa nesta quarta, mas não soube informar o horário.
O sindicato e a CET não souberam precisar exatamente quantos trabalhadores estão parados, quantos estão trabalhando e nem os postos que estão paralisados.
Trânsito
A CET registrava por volta das 7h20 desta quarta, cerca de 30 km de congestionamento na capital. A zona leste é que apresentava o pior índice, com 13 km de lentidão. Seguem zona sul, com 12 km e norte e oeste, com 3 km de trânsito lento cada. A região central não registrava congestionamento.