Funcionários da CPTM cruzam os braços nesta quarta-feira
Linhas 8 e 9 ainda não vão participar da paralisação que deve ocorrer até as 14h
São Paulo|Do R7
Funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decidiram fazer uma paralisação a partir da 0h desta quarta-feira (3). A categoria não aceitou a proposta oferecida pelo governo do Estado de aumentar os salários em 7,72%.
As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda não aderiram à paralisação. As linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, que estarão fora de circulação, atendem quase dois milhões de pessoas.
O anúncio foi feito após a assembleia dos ferroviários realizada na noite desta terça-feira (2).
Participaram da votação representantes de quatro sindicatos: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana.
Na noite de segunda-feira (1°), os metroviários aceitaram a proposta feita pelo Metrô e desistiram de fazer greve. Os funcionários optaram por aceitar o reajuste salarial de 8,29% sendo 7,21% do IPC/Fipe (Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e mais 1% de produtividade, além de reajuste de 10% para vale-refeição e vale-alimentação.
A SPTrans informa, em nota, que em virtude da greve será acionado o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência. Ou seja, haverá reforço nas linhas de ônibus que circulam por ramais atendidos pelos trens da campanhia na cidade.