Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo consegue liminar para impedir greve de metrô nesta quinta-feira

Caso funcionários paralisem as atividades, sindicato deve pagar multa de R$ 100 mil 

São Paulo|Do R7

Categoria fará reunião a respeito de paralisação amanhã
Categoria fará reunião a respeito de paralisação amanhã Categoria fará reunião a respeito de paralisação amanhã

O Governo de São Paulo conseguiu, nesta quarta-feira (10), uma liminar que impede que os metroviários paralisem as atividades nesta quinta-feira (11), quando está marcado o Dia Nacional de Luta. Se a categoria desrespeitar a decisão da Justiça, o sindicato poderá pagar multa de R$ 100 mil.

De acordo com decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em caso de greve, 100% dos funcionários devem atuar nos horários de pico (das 6h às 9h e 16h às 19h). Nos outros horários, 70% dos metroviários terão que trabalhar.

Segundo a decisão da desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, do Tribunal Regional do Trabalho, "o transporte coletivo é atividade considerada essencial, ficando obrigados os sindicatos, empregadores e trabalhadores a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis às necessidades inadiáveis da comunidade".

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Centrais sindicais estão programando uma greve geral para esta quinta-feira. O Metrô sinalizou, na última semana, que deve participar das paralisações, mesmo que parcialmente. A categoria definiria nesta quarta-feira, à noite, como seria a adesão ao movimento.

Motoboys

Publicidade

Já os motoboys se concentraram por volta das 10h na sede do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas (Sindimoto), no Brooklin, zona sul de São Paulo.

De lá, os motoqueiros sairiam em direção às marginais do Pinheiros e do Tietê. Outras avenidas devem entrar no roteiro da categoria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.