Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de São Paulo retira obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público

Medida vale a partir da sexta (3) e segue entendimento da Anvisa, que retirou a necessidade da proteção em portos e aeroportos

São Paulo|Nayara Paiva, da Agência Record

Uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o estado
Uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o estado Uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o estado

O governo de São Paulo, após reunião do Comitê Científico, decidiu pela retirada da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público em todo o estado, como trens. A medida prevê que o uso passe a ser recomendado, principalmente para públicos de risco específicos, e começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do estado, que deve ocorrer nesta sexta-feira (3).

A prefeitura de São Paulo, seguindo a decisão do governo, também retira a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público, como ônibus e metrô.

A decisão está de acordo com a da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que desobriga o uso do item em portos e aeroportos do país, anunciada nesta semana.

O uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o estado, seja ele público, privado ou filantrópico. Além disso, continua sendo especialmente importante o seu uso em transporte público por: pessoas com mais de 65 anos de idade; pessoas com alguma imunodeficiência; pessoas com comorbidades; e pessoas com problemas respiratórios.

Publicidade

O Comitê, assim como a Secretaria de Estado da Saúde, vem monitorando a evolução da pandemia diariamente com base nos indicadores de casos e internações, inclusive considerando o impacto causado pelas festas de Carnaval, que, até o momento, não sugerem aumento significativo que ponha em risco o sistema de saúde público do estado.

Além dos índices de casos e internações, destacam-se os altos índices de vacinação do estado de São Paulo. Até esta quinta-feira (2), mais de 129,5 milhões de doses foram aplicadas, e 90,7% da população acima de 6 meses de idade está com o esquema vacinal completo.

Publicidade

Máscaras em aviões

Ontem, a Anvisa decidiu acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e áreas de embarque e desembarque dos aeroportos. Os brasileiros estavam obrigados a usar a proteção desde 23 de novembro de 2022, após recomendação de conselhos de secretários de saúde e entidades médicas.

Os diretores entenderam que houve redução do número de novos casos de Covid-19 no Brasil, "o que permite a decisão pela flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscara no interior dos terminais aeroportuários e aeronaves", afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.