Greve na CPTM faz SPtrans reforçar ônibus em SP
Toda a frota de coletiva da cidade irá operar em regime de horário de pico
São Paulo|Do R7
A SPTrans vai fazer uma operação especial nesta quinta-feira (13), por causa da greve em quatro linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Funcionários da linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), linhas 11-Coral (Luz-Guaiaianzes-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) decidiram paralisar as atividades hoje.
Segundo a SPTrans, toda a frota de ônibus da cidade irá operar em regime de horário de pico, ou seja, com 15 mil veículos disponíveis durante todo o dia. Ainda segundo nota, em situação de urgência, também haverá reforço nas linhas que circulam por ramais atendidos pelos trens da companhia. Técnicos da SPTrans estarão nos terminais e corredores para orientar os usuários.
Greve
Os sindicatos das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), linhas 11-Coral (Luz-Guaiaianzes-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) decidiram, em assembleia nesta quarta-feira (12), cruzar os braços nesta quinta. Segundo nota enviada pela CPTM nesta noite, o sindicato dos empregados das linhas 7 e 10 não aderiram a paralisação
Leia mais notícias de São Paulo
Veja imagens da paralisação do trem
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região determinou que, no caso de greve, os empregados mantenham 100% da operação nos horários de pico — entre 6h e 9h e das 16h às 19h —, e nos demais horários 75% da operação ferroviária. No caso de descumprimento da ordem, os sindicatos terão que pagar multa diária no valor de R$ 100 mil.
Assista ao vídeo