Incêndio atinge Memorial da América Latina
Problema no sistema elétrico é provável causa do fogo; oito bombeiros ficaram feridos
São Paulo|Bárbara Garcia, do R7
Um incêndio atinge o Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (29). De acordo com o Corpo de Bombeiros, 64 viaturas e 109 homens foram enviados para combater as chamas. Dezesseis agentes da corporação ficaram feridos, sendo dois em estado grave e um da brigada de incêndio do próprio memorial.
O departamento de comunicação social do Memorial afirmou que o fogo teria começado no forro do teto do Auditório Simón Bolívar, que estava vazio.
O coordernador da Defesa Civil de São Paulo, Jair Paca de Lima, afirmou que ainda não é possível afirmar as causas do incêndio, mas que relatos de funcionários indicam problemas no sistema elétrico.
— Funcionários disseram que a parte elétrica estava desligada e ligaram o gerador.
Ainda segundo Paca, três prédios foram atingidos e uma vistoria está sendo realizada. Ele explicou que os objetos que estavam dentro do auditório, como cadeiras de plástico e forração, deixam a fumaça ainda mais tóxica. Questionado sobre a magnitude do incêndio, Paca ressaltou a importância do Memorial.
— O incêndio é de grande magnitude pelo que representa o Memorial e pela extensa área que o fogo atingiu.
O presidente do Memorial, João Batista de Andrade, disse que esforços estão sendo direcionados para que o acervo não seja atingido.
A operação dos trens na estação Barra Funda, que fica ao lado do Memorial, acontece normalmente, de acordo com o Metrô e com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).