Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Julgamento de Fernando Cury por importunação sexual acontece nesta quarta (26)

Ex-deputado estadual é acusado de assediar a ex-parlamentar Isa Penna durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de SP

São Paulo|Estela Marconi*, da Agência Record

Deputada empurrou parlamentar após toque
Deputada empurrou parlamentar após toque

A Justiça de São Paulo realizará nesta quarta-feira (26) o julgamento do ex-deputado estadual Fernando Cury, acusado de assediar a também ex-parlamentar Isa Penna.

O caso aconteceu em dezembro de 2020 durante uma sessão na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Cury foi flagrado tocando o seio de Penna enquanto a ex-deputada falava com o presidente da Casa na época, Cauê Macris.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Em depoimento ao Conselho de Ética, Cury chegou a pedir desculpa à colega de Parlamento "por qualquer tipo de constrangimento e por qualquer tipo de ofensa" que ele tivesse causado. De acordo com o deputado, o abraço foi "um gesto de gentileza" por interromper a conversa dela com o presidente da Assembleia.

Em dezembro de 2021, um ano após o caso, Cury se tornou réu no processo. A denúncia apresentada meses antes pelo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo, apontava ato libidinoso sem consentimento, cuja pena é de até cinco anos de reclusão.


"O deputado Fernando Henrique Cury agiu com clara intenção de satisfazer sua lascívia, praticando atos que transcenderam o mero carinho ou gentileza, até porque não tinha nenhuma amizade, proximidade ou intimidade com a vítima, violando assim, também, o seu dever funcional de exercer o mandato com dignidade", escreveu o chefe do MP de São Paulo na ocasião.

Cury foi eleito deputado estadual por São Paulo duas vezes: em 2014, o político conquistou 85.925 votos, enquanto em 2018 recebeu a confiança de 99.815 eleitores. Em 2022, após o caso de assédio na Alesp, o ex-parlamentar recebeu apenas 35.493 votos e não voltou à Casa.

*Sob supervisão de André Carvalho

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.