Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça manda PMs da Rota a júri popular por morte de suspeito de atentado

Suposto assaltante era da facção PCC e apontado como autor de atentado a comandante da organização

São Paulo|Josmar Jozino, da TV Record, especial para o R7, e André Caramante, do R7

Dois soldados da Rota que vão a júri popular são acusados de matar a tiros um assaltante em setembro de 2010 na capital paulista
Dois soldados da Rota que vão a júri popular são acusados de matar a tiros um assaltante em setembro de 2010 na capital paulista Dois soldados da Rota que vão a júri popular são acusados de matar a tiros um assaltante em setembro de 2010 na capital paulista

A Justiça decidiu pronunciar (levar a júri popular) os PMs Fábio da Veiga Cabral e Rubens Silva, da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), suposta tropa de elite da PM paulista, acusados de executar a tiros o assaltante Fábio Santos de Oliveira, o Gordex, em setembro de 2010, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Os réus podem recorrer em liberdade.

Gordex era apontado como integrante da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e também como autor do atentado contra o então tenente-coronel e comandante da Rota, Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, em 31 de julho de 2010, na Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo.

Telhada hoje é coronel da reserva da PM, exerce mandato de vereador pelo PSDB na Câmara Municipal de São Paulo e foi eleito no último pleito como o segundo candidato mais votado a deputado estadual pelo mesmo partido.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

As ligações telefônicas de Gordex, assim como de outros integrantes do PCC, eram monitoradas por policiais militares da Rota e do Comando de Policiamento do Interior-8 (CPI-8), sediado em Presidente Prudente, no oeste do Estado. O assaltante teve o último diálogo interceptado na madrugada de 2 de setembro de 2010.

As conversas dele foram gravadas e as informações repassadas ao policial militar Paulo César Sanches, então chefe do serviço reservado da Rota. Gordex passou a ser seguido. Ele ocupava um Gol prata, de placas EEZ-6441/SP.

Publicidade

O veículo trafegava pela avenida Jacu-Pêssego quando Gordex percebeu a aproximação de viaturas da Rota e de um carro descaracterizado, ocupado por homens do serviço reservado, conhecidos como P-2.

Segundo versão dos PMs Cabral e Silva, ambos estavam em uma guarnição da Rota e foram comunicados para acompanhar e perseguir o veículo suspeito, mas o motorista empreendeu fuga até chegar a um condomínio na rua Serra de São Domingos.

Publicidade

Ainda de acordo com depoimentos de Cabral e Silva, Gordex resistiu à prisão e desceu do carro atirando. Os PMs alegaram que revidaram aos disparos e atingiram o assaltante. Ele foi levado para o Hospital Santa Marcelina, mas não resistiu.

Os policiais militares não se feriram. PMs disseram ter encontrado cocaína, um fuzil e dois carregadores de munição no carro de Gordex.

O caso, na época, foi registrado no 32° DP (Itaquera), como resistência seguida de morte. Cabral e Silva, no entanto, foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público em 21 de agosto de 2012. Consta na denúncia que os dois PMs agiram “com intuito homicida e por motivo torpe”.

No último dia 10, o juiz Roberto Zanichelli Cintra, do 1º Tribunal do Júri da Capital, pronunciou os dois PMs da Rota. O magistrado tomou a decisão com base em depoimentos de testemunhas e no laudo de exame necroscópico da vítima.

O porteiro do condomínio, Gilmar Gomes Rodrigues, contou em juízo que estava na portaria no dia do fato quando ouviu um tiro, e, assustado correu. Segundo ele, ao retornar à portaria, um rapaz trajando roupas civis se apresentou como policial da Rota e o indagou sobre a possibilidade de acessar as imagens das câmeras de segurança. Ele entrou em contato com a síndica do edifício que não permitiu o acesso.

Priscila Machado Oliveira disse, ao ser ouvida, que era síndica do condomínio na ocasião e que foi pressionada por policiais militares, por telefone, a fornecer as imagens das câmeras de segurança do condomínio. Acrescentou que se recusou a entregar o material e que só o faria com autorização judicial.

O subsíndico do condomínio, Umberto Ferreira dos Santos, declarou em depoimento que entregou o equipamento de segurança para policiais militares que lhe apresentaram um mandado. A fita, porém, foi entregue à Polícia Civil, posteriormente, mas sem as imagens. Nem os técnicos da empresa responsável pelo serviço, também ouvidos em juízo, souberam explicar como isso aconteceu.

Na sentença, o juiz Cintra menciona que “é possível concluir que há indícios de que o delito narrado na denúncia tenha sido praticado pelos réus, o que basta para a sentença de pronúncia”. Outro trecho da sentença diz que “a materialidade do fato delituoso apontado na denúncia está comprovada pelo laudo de exame necroscópico e pelos depoimentos colhidos em juízo”.

Reconhecimento

No dia da morte de Gordex, o então tenente-coronel e comandante da Rota, Paulo Telhada, concedeu entrevista a jornalistas. Ele disse que esteve no Hospital Santa Marcelina e que reconheceu Gordex, sem a menor sombra de dúvidas, como o indivíduo que tentou matá-lo na porta de sua casa, em 31 de julho de 2010.

Dezesseis horas após o suposto atentado contra Telhada, a Sala de Imprensa da Polícia Militar informava que o quartel da Rota, no bairro da Luz, centro de São Paulo, havia sofrido um ataque do crime organizado e que o autor foi identificado como Frank Ligieri Sons, 33 anos.

Policiais militares que faziam a guarda do quartel alegaram que Sons atirou um coquetel molotov e efetuou disparos de arma de fogo contra o prédio da Rota. Os PMs disseram ainda que revidaram e balearam Sons. Ele morreu. Sons era irmão de um ex-sargento da Polícia Militar.

O então secretário estadual da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, concedeu entrevista coletiva e afirmou que “achava bisonho alguém atacar o prédio da Rota com uma garrafa de coquetel Molotov”.

A Polícia Civil apurou que o ataque ao quartel da rota nunca aconteceu. Ainda segundo a invetigação oficial, Sons jamais integrou uma facção criminosa. Ele já havia sido preso sob a acusação de ter abusado da filha. 

O sargento Jorge Inocêncio Brunetto e o soldado Sidney João do Nascimento, que serviam na Rota e acabaram transferidos de batalhão, foram indiciados pela morte de Sons e respondem em liberdade ao processo por homicídio doloso (quando há intenção de matar).

Já o processo que apurava o atentado contra Telhada foi arquivado em 28 de janeiro de 2011 pela juíza Elia Kinosita Bulman “acolhendo as ponderações do Ministério Público”.

O R7 não conseguiu localizar os advogados dos PMs Cabral e Silva.

A Defensoria Pública promete brigar na Justiça para que a família de Gordex seja indenizada pelo Estado. “Meu filho foi executado. Três dias antes de sofrer o atentado ele estava muito doente e tomava medicação. Quero justiça”, afirmou ao R7 a mãe de Gordex, Norma Lúcia Santos de Oliveira, 52 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.