Manifestantes e PMs entram em confronto no centro de SP
Protesto começou no fim da tarde, na avenida Paulista
São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo
Um protesto pelos direitos dos professores teve confronto entre alguns manifestantes e policiais militares, na noite desta segunda-feira (7). Integrantes do Black Bloc atiraram uma bomba caseira contra PMs que faziam um cordão de isolamento e a confusão começou. A PM informou que foi necessário “controle de distúrbio civil” em frente à sede da Secretaria Estadual da Educação, na praça da República, no centro da capital paulista.
Um grupo virou e depredou uma viatura da PM na avenida Rio Branco, onde depredaram o mobiliário urbano e uma loja, sem a presença da polícia. Na avenida Ipiranga, diversos estabelecimentos foram vandalizados, entre eles lanchonetes do Habib's e do McDonald's, além de agências bancárias e lojas.
Houve corre-corre e atos de vandalismo em diversos locais. Há registro de lojas saqueadas, além de vitrines quebradas. Os Black Blocks destroem e saqueiam lojas, destroem vidraças de bancos e lixeiras.
Mais cedo, o grupo saiu da avenida Paulista, desceu a rua da Consolação e chegou à praça da República. Alguns manifestantes jogaram lixo na avenida Ipiranga para criar barricadas.
O Metrô informou que na hora do tumulto foi necessário fazer um controle de fluxo de pessoas na entrada da estação República. No entanto, a companhia acrescentou que a estação não chegou a ser fechada e as operações não foram afetadas.