Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marginais Tietê e Pinheiros apresentam queda de lentidão e acidentes

Há um ano a velocidade máxima na via foi reduzida como parte do Programa de Proteção à Vida

São Paulo|Do R7

O número de acidentes com vítimas passou de 608 no primeiro semestre de 2015 para 380 no mesmo período deste ano
O número de acidentes com vítimas passou de 608 no primeiro semestre de 2015 para 380 no mesmo período deste ano O número de acidentes com vítimas passou de 608 no primeiro semestre de 2015 para 380 no mesmo período deste ano

A quantidade de acidentes com mortos ou feridos nas marginais Tietê e Pinheiros apresentou queda de 38,5%, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Além disso, a pesquisa também indica que a lentidão de veículos nessas vias também apresentou redução (de 8,7%). O número de acidentes com vítimas passou de 608 no primeiro semestre de 2015 para 380 no mesmo período deste ano. O número de atropelamentos também diminuiu de 27 para 9 no mesmo período.

Em 20 de julho do ano passado, o limite de velocidade foi reduzido para 50 km/h, 60 km/h e 70 km/h nas pistas locais, centrais e expressas, respectivamente, das marginais — medida que foi ampliada para diversas vias da cidade. Segundo a companhia, com a redução da velocidade máxima as distâncias entre as manobras ficam menores, o que diminui significativamente a formação de "ondas" no tráfego (o famoso "para e anda") e harmoniza o tráfego inclusive nas transposições entre pistas.

A CET implementou o Programa de Proteção à Vida com ações educativas, reforma da sinalização, revitalização semafórica e a padronização do limite de velocidade na cidade em 2015. Desde então, foi verificada queda de 20,6% no número de mortes no trânsito na cidade de São Paulo naquele ano na comparação com 2014. Pesquisa divulgada em março de 2016 mostrou que a maioria dos acidentes foi provocada ou teve a participação de motoristas habitualmente multados por excesso de velocidade ou por avançar o sinal vermelho. Além disso, apenas 32% dos condutores tiveram infrações multadas no ano passado, o restante não recebeu nenhuma multa.

Punição ou segurança ao motorista? Entenda polêmica sobre a redução de velocidade nas marginais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.