Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores do Morumbi usam "grupo secreto" para lidar com a violência no bairro

Página no Facebook reúne quase 12 mil participantes que discutem os crimes na região

São Paulo|Do R7

Grupo na internet reúne informações sobre a violência no Morumbi
Grupo na internet reúne informações sobre a violência no Morumbi Grupo na internet reúne informações sobre a violência no Morumbi

Um grupo secreto no Facebook chamado Moradores do Morumbi (Segurança) reúne quase 12 mil moradores que discutem a rotina de violência da região, informando sobre movimentações suspeitas, alertando sobre ocorrências, narrando casos de assaltos e sugerindo maneiras de melhorar a segurança do bairro. 

Uma das moderadoras do grupo é a pedagoga Roberta Caldas que, mesmo não vivendo mais no Brasil há dois anos, não abandonou a função e coordena, junto com uma amiga, o espaço virtual criado há quatro anos.

— Morei 24 anos no bairro. Minha ideia era criar meus filhos na região, mas a violência ficou demais. Apesar disso, nunca desisti e ainda administro o grupo, que se tornou um lugar de desabafo para muitas vítimas de assaltos na região. É quase um grupo de autoajuda.

Roberta afirma que mais moradores são bem-vindos ao grupo, mas que as regras devem ser seguidas.

Publicidade

— Em muitas postagens, aparecem discursos de ódio, os quais demonstram que as pessoas estão no limite. Falta, muitas vezes, empatia com o próximo e, principalmente, educação. Já excluímos muitas pessoas por descumprirem com insistência as regras. Novos grupos surgiram a partir do Moradores do Morumbi, alguns com temas diferentes e outros misturados, que também discutem a segurança, porém acho que acabam se perdendo, porque para poder ter força o grupo precisa do apoio, trabalho e união de muitos.

A moderadora conta que a ideia do grupo é chamar a atenção das autoridades para a realidade da região e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Publicidade

— Temos no grupo vereadores, policiais e pessoas famosas que podem ajudar na nossa causa. 

E as adesões não param. Roberta conta que a cada onda de violência mais pessoas aparecem para participar. De acordo com a moderadora, são adicionados cerca de 20 novos membros por dia e a ideia é aumentar ainda mais o número de inscritos.

Os moradores que quiserem participar podem procurar no Facebook a página MMS - Moradores do Morumbi Segurança e manifestar o interesse na timeline.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.