Motociclista que filmou tentativa de roubo diz que teve medo de morrer
Ladrão foi baleado por um PM que voltava para casa e viu ação dos criminosos; comparsa fugiu
São Paulo|Do R7, com Agência Record
O motociclista que filmou o momento em que foi rendido por dois ladrões no último sábado (12), na zona leste de São Paulo, disse que teve medo de morrer.
— Tá ali na hora com um revólver apontado pra nós. A gente só pensa: "Será que ele vai atirar em mim?", "Será que eu vou morrer?"
O vigilante, de 35 anos, que prefere não ser identificado, tinha uma microcâmera acoplada na frente do capacete.
— Por diversão, pra registrar os passeios que a gente costuma fazer, nós motofilmadores. Foi mais por diversão mesmo, só pra demonstrar o trajeto que a gente costuma fazer.
Em menos de dois dias, o vídeo já ultrapassou a marca de um milhão de acessos e já foi compartilhado por centenas de pessoas. As imagens foram postadas no dia do crime e mostram o assalto filmado pela própria vítima. O vigilante diz que ficou supreso com o número de acessos do vídeo.
— Eu não imaginei, não esperava tanta repercussão.
Alckmin apoia ação de PM que baleou bandido filmado em roubo a moto
O crime
A tentativa de assalto aconteceu na tarde do último sábado (12) na esquina das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral, na Penha. Ele foi abordado por dois jovens que estavam em outra moto. O vídeo tem oito minutos, mas ação dos ladrões dura apenas 20 segundos.
A vítima entrega a moto, o bandido, que está armado, pega a moto que está caída no chão e toma a direção. É neste momento que um policial militar fardado desce de um carro. Ele voltava para casa e viu a ação dos bandidos.
O comparsa consegue fugir na moto que eles chegaram. O ladrão que estava na moto roubada aponta a arma para o policial e acaba baleado com dois tiros. O jovem baleado é Leonardo Escarante Santos, de 18 anos. Ele levou um tiro no abdômen e outro na perna. Ele passou por uma cirurgia e continua internado no Hospital Municipal do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, sob escolta policial.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde dele é estável, mas ainda não há previsão de quando ele receberá alta. No entanto, quando isso acontecer, ele vai direto para a cadeia. O comparsa dele fugiu em outra moto e ainda não foi identificado. A polícia abriu inquérito para investigar o caso.
O policial que atirou no bandido é o capitão Antônio Carlos Gonçalves Bernardo. Em nota, a Polícia Militar se manifestou sobre a ação do policial. De acordo com a corporação, foi uma ação legítima e correta. Ainda segunto o texto, o policial "cumpriu o dever".
Assista ao vídeo: