Nível do Cantareira cai mais uma vez e bate novo recorde histórico com 15% de capacidade
No mesmo período do ano passado, reservatório estava com 58,9% de seu voluma de água
São Paulo|Do R7
O nível de água no Sistema Cantareira continua caindo e registrou, mais uma vez, o pior índice de abastecimento da história. Nesta segunda-feira (17), o volume de água estava em 15%, segundo informações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Na sexta-feira (14), o volume já havia caído para 15,5% da capacidade total dos reservatórios, diminuiu para 15,3% no sábado (15) e para 15,2% neste domingo (16). No mesmo período do ano passado, o nível do Cantareira era de 58,9%.
Mesmo com os recordes históricos de baixa no reservatório, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), voltou a negar na última sexta-feira a necessidade de racionamento de água no Estado. Segundo Alckmin, a adesão da população à campanha de uso racional de água gerou uma economia de 10%, o suficiente para afastar a necessidade de racionamento.
Questionado se o discurso não seria uma maneira de encobrir o problema, Alckmin rechaçou a possibilidade.
— Não tem sentido. O que é um racionamento? É redução no consumo. Mas estamos conseguindo reduzir o consumo com a própria população fazendo o uso racional da água. A adesão está ótima e é crescente.
Sabesp volta a descartar racionamento de água em SP
Sabesp reduz fornecimento de água para algumas cidades de SP