Nível do Cantareira sobe pela primeira vez em quase 40 dias
Apesar disso, nível do principal manancial da Grande São Paulo ainda é considerado crítico
São Paulo|Do R7

As chuvas recentes ajudaram a elevar, pela primeira vez em 39 dias, o nível do Sistema Cantareira — principal reservatório da Grande São Paulo, responsável pelo abastecimento de mais de 6 milhões de pessoas — nesta terça-feira (3). Segundo a medição da Sabesp, o manancial subiu 0,1 ponto percentual e opera hoje com 5,1%.
O Sistema Alto Tietê, outro importante reservatório da região metropolitana, também registrou alta de 0,1 ponto percentual e chegou a 11,1% da capacidade. Os sistemas Guarapiranga e Alto Cotia se mantiveram estáveis com 47,9% e 28%, respectivamente.
Desde o fim de janeiro, tem chovido quase que diariamente na Grande São Paulo, o que ajudou a estabilizar os níveis dos principais reservatórios. Mesmo assim, a Sabesp ainda considera a situação crítica e aposta que as chuvas de fevereiro possam minimizar os efeitos da seca.
A previsão do tempo é otimista para esta semana. Entre quarta e sexta-feira, os meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) esperam um volume de chuva maior do que o registrado nos últimos dias. O motivo é uma área de baixa pressão atmosférica. Mas os especialistas alertam que isso está longe de ser o suficiente para resolver a crise hídrica. A principal recomendação continua sendo para que a população economize o máximo de água que conseguir.














