Operação do 'tatuzão' em obra do metrô será retomada em agosto, diz Governo de São Paulo
Obras estavam parcialmente paralisadas após desmoronamento causado por rompimento de galeria de esgoto, em fevereiro
São Paulo|Laura Lourenço, da Agência Record
Nesta quinta-feira (21) o governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou para agosto a retomada da operação da tuneladora — ou TBM, popularmente conhecida como tatuzão — pela concessionária Linha Uni nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô, na futura estação Santa Marina.
Os trabalhos foram interrompidos após o acidente no poço de ventilação e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras, em 1° de fevereiro deste ano.
Leia também
De acordo com o governador, apesar do incidente, a obra não parou, e a expectativa é que até o fim de 2025 a Linha das Universidades já possa receber cerca de 600 mil passageiros todos os dias.
Os trabalhos na Linha 6-Laranja já geraram aproximadamente 9.000 empregos diretos e indiretos, número 82% maior que o registrado no início do ano, cerca de 5.000.
Atualmente, a Linha 6-Laranja conta com 35 frentes de trabalho ativas ao longo dos 15 quilômetros de extensão e ligará, em 23 minutos, o bairro da Brasilândia ao centro da cidade, por meio de 15 estações.
Estação Santa Marina
De acordo com o governo do estado, a construção da futura estação Santa Marina, na Água Branca, é a mais adiantada. No local, onde foram escavados mais de 126 mil metros cúbicos, cerca de 40% das obras já estão concluídas. Para isso, foram utilizados mais de 25 mil metros cúbicos de concreto e 3.886 toneladas de aço.
A estação terá 28 metros de profundidade e contará com três acessos, facilitando o trajeto para pontos de interesse, como a Academia de Futebol Palmeiras, Centro de Treinamento São Paulo FC — Barra Funda e Unip (Universidade Paulista).