Pane provoca interrupção da circulação das seis linhas da CPTM
Problema ocorreu nesta tarde e teria sido provocado por princípio de incêndio
São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo
A circulação de trens das seis linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi interrompida na tarde deste sábado (6) por causa de um princípio de incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela companhia para uma ocorrência no CCO (Centro de Controle de Operações) da Estação Brás.
O R7 apurou que o problema teria ocorrido na área de baterias do CCO. São elas que permitem que os sistemas de controle e de sinalização funcionem mesmo quando há queda de energia.
Por volta das 13h, o local precisou ser evacuado, obrigando a CPTM a suspender toda a operação. De acordo com a companhia, o fogo foi controlado rapidamente. Até as 15h, entretanto, os bombeiros ainda estavam no local. A suspeita é de um curto circuito. Quatro viaturas foram acionadas.
Leia mais notícias de São Paulo
Na página da CPTM no Facebook, foi publicado apenas que "devido a problema técnico no sistema de nobreak da iluminacao do prédio do CCO, a circulacao dos trens está interrompida".
A SPTrans disponibilizou ônibus para as regiões afetadas mas, de acordo com a CPTM, o número não era suficiente. Estações de Metrô também registram lotação acima da média. No entanto, às 16h30, todas as linhas do Metrô operavam normalmente.
O governo do Estado divulgou nota informando que técnicos da CPTM estão trabalhando para solucionar o problema, e "a orientação oficial para os passageiros é para que utilizem o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), com ônibus gratuitos, disponíveis nas estações". Ainda de acordo com a nota do governo, nenhum passageiro chegou a ficar preso nos trens após a paralisação.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos atende a 89 estações num total de 22 municípios, ao longo de seus 260,8 quilômetros de linhas operacionais.
Tumulto
O problema sobrecarregou as estações do Metrô que têm integração com a CPTM. Houve tumulto nos terminais de Pinheiros e Barra Funda, na zona oeste. Os usuários não estão tendo acesso às plataformas de embarque.