Logo R7.com
Logo do PlayPlus

PF prende suspeitos de fraudar sistema do Ibama no controle de animais silvestres

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em São Paulo, Campinas e Guarulhos

São Paulo|Do R7

A PF (Polícia Federal) cumpre, desde o início desta segunda-feira (17), dez mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Campinas e Guarulhos. O objetivo da operação, nomeada Fibra, é desmanchar um grupo suspeito de fraudar o sistema do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no controle de animais silvestres em cativeiro. A PF está acompanhada de funcionários do Ibama para realizar a operação e aplicar as medidas administrativas aos criminosos. Duas pessoas já foram presas em flagrante pelo uso de anilhas (sistema utilizado no mundo para identificar pássaros) falsas em aves.

A investigação começou em junho desse ano. O Ibama recebeu a informação de uma série de fraudes no Sispass (Sistema de Cadastro de Criadores Amadores de Passiflores). O golpe consistia em inserir dados falsos para que animais adquiridos de forma ilegal fossem registrados de forma legal. Para isso, um funcionário terceirizado do Ibama utilizava uma senha do sistema para realizar as fraudes. Os criminosos que participavam do esquema falsificavam as anilhas de identificação do órgão ambiental federal e as colocavam nas patas do pássaro. Ao todo,15 mil animais devem ter sido envolvidos no esquema.

Leia mais notícias de São Paulo

A quadrilha também utilizava o sistema para a quitação de uma taxa que era cobrada anualmente para quem possuía ou transportava os animais. Segundo a PF, cerca de R$ 250 mil deixaram de ser arrecadados. 


Os criminosos podem responder pelos crimes de tráfico de animais silvestres, maus-tratos, falsificação de anilhas, receptação, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa e passiva, crime de falsificação de selo ou sinal público, e associação criminosa.

As aves apreendidas serão encaminhadas para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tiête, para serem recuperados e devolvidos a natureza futuramente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.