PM detém sete pessoas em protesto pelos animais em São Roque
Manifestação próxima ao Instituto Royal acabou em confronto com a polícia e vandalismo
São Paulo|Do R7
Sete pessoas foram levadas à delegacia neste sábado (19) após um protesto em defesa dos animais que terminou em confronto com a PM e vandalismo, em São Roque — a 59 km da capital paulista. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, quatro integrantes do ato permaneceram presos por dano ao patrimônio. Três foram ouvidos e liberados. Seis manifestantes ficaram feridos.
A manifestação pretendia ir até o Instituto Royal, de onde cerca de 200 cães da raça beagle usados para testes farmacêuticos foram resgatados, na noite de quinta-feira (17). A PM não permitiu a caminhada dos cerca de 200 integrantes do ato e dispersou o grupo com bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Integrantes do Black Bloc participaram e ficaram à frente da passeata. Três carros foram depredados e incendiados, sendo que um deles era uma viatura da Polícia Militar e dois de uma emissora afiliada à Rede Globo.
A PM não informou o motivo das detenções. Todos foram encaminhados à Delegacia de São Roque, onde ainda permaneciam por volta das 16h30.
A Polícia Civil investiga o furto dos beagles, além de averiguar se os cachorros sofriam maus-tratos no instituto. O advogado Daniel Antônio de Souza Silva, que defende a empresa, negou as acusações de possíveis atividades de crueldade com animais em testes de produtos farmacêuticos realizados pela empresa.