Prefeito de Taquarituba decreta estado de calamidade pública na cidade
Tornado atingiu município, causou duas mortes e deixou mais de 60 pessoas feridas
São Paulo|Do R7, com Agência Record
O prefeito de Taquarituba, Miderson Zanello Milleo, decretou estado de calamidade pública na cidade de Taquarituba, que foi atingida por um tornado, na tarde de domingo (22). O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (23), na sede da prefeitura, localizada na avenida Coronel João Quintino, 716, na região central. Duas pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas.
A ventania se formou por volta das 15h40 e deixou um rastro de destruição. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, cerca de 40% do município foi atingido pelos ventos fortes. O Parque Industrial, onde se concentra todo o complexo de indústrias da cidade, um ginásio esportivo e a rodoviária de Taquarituba, ficaram totalmente destruídos.
A força do vento derrubou postes, árvores e afetou o abastecimento de energia e telefonia da cidade. Os moradores ficaram sem comunicação até às 22h de domingo.
Leia mais notícias de São Paulo
Vendaval em Taquarituba: prejuízos podem chegar a R$30 milhões, diz prefeitura
Pelo menos cem pessoas ficaram desabrigadas. Elas estão sendo removidas para abrigos improvisados na Vila São Vicente, Parque Industrial e Jardim Dona Camélia. A Defesa Civil do Estado de São Paulo foi acionada e já está na cidade para auxiliar as vítimas.
Vítimas
As duas pessoas que morreram por conta dos ventos já foram identificadas. Edson Mateus Pereira, de 21 anos, estava dentro do ginásio esportivo que foi destruido pelo vento e Jamil Francisco da Silva, de 54 anos, era motorista de ônibus e passava pela rodovia João Mellão na hora da ventania.
Os dois chegaram a ser socorridos no Pronto Socorro da Santa Casa de Taquarituba, mas não resistiram aos ferimentos. Edson Mateus será sepultado às 16h desta segunda-feira no Cemitério de Vila São Vicente, localizado na rua Manoel Joaquim Mendes, em Taquarituba.
Já Jamil Francisco da Silva será sepultado no Cemitério Municipal de Wenceslau Brás, cidade do Paraná, vizinha ao Estado de São Paulo. O enterro está marcado também para às 16h de hoje.