Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de SP promete sinalizar mudanças de velocidade 72 horas antes

Além disso, haverá avisos com faixas nas vias que passarão por alteração de velocidade

São Paulo|

Redução de velocidade nas duas marginais gerou polêmica
Redução de velocidade nas duas marginais gerou polêmica Redução de velocidade nas duas marginais gerou polêmica

Para evitar confusão por parte dos motoristas, a prefeitura promete que, três dias antes de reduzir a velocidade de qualquer rua da cidade, vai adotar duas medidas: sinalizar com faixas as vias que passarão pela mudança e enviar comunicado à imprensa divulgando os endereços com os novos limites.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, admitiu que, durante a transição, poderá acontecer o surgimento de problemas como os observados, nesta terça-feira (11), na Rua Sena Madureira, na zona sul, que tinha as novas placas, de limite de 50 km/h, mas ainda mantinha as placas antigas, de 60 km/h.

— Se houve aplicação de multas hoje, elas serão canceladas.

A prefeitura também recebeu reclamações sobre a mudança na avenida Brás Leme, na zona norte, que também já teve a alteração, mas sem a comunicação especial.

Publicidade

Tatto cobrou atenção dos motoristas e avaliou que eles se acostumarão à mudança, o que deve reduzir eventuais confusões sobre qual limite seguir.

— A orientação [para a Companhia de Engenharia de Tráfego] é para sinalizar, avisar com antecedência. Eles [CET] têm um plano e estão implementando a mudança. Vamos acelerar isso, até para o motorista não começar a se confundir. Até porque você tem a via principal que tem 50 e via secundária que tem 60. É uma fase de transição. É um momento de mudança, e o motorista tem de estar mais atento.

Publicidade

Punição ou segurança ao motorista? Entenda polêmica sobre a redução de velocidade nas marginais

Reações

Publicidade

Embora Tatto afirme já ter resultados preliminares que mostram redução dos acidentes em locais onde a velocidade máxima baixou, representantes da sociedade civil mantêm críticas à medida. Alencar Burti, presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), criticou a rapidez com que o prefeito tem adotado a redução das velocidades na cidade. 

— Ele [Haddad] não espera resultado para ter certeza de que as medidas tomadas são favoráveis à população. Ele faz uma mudança em cima da outra e vai se arrepender de fazer coisas sem o devido estudo e sem escutar a população.

Burti, que opina ser "uma lástima" andar de carro pela cidade, diz se preocupar com o resultado das medidas no comércio.

— Se as vias que levam às Marginais [do Tietê e do Pinheiros] começarem a ficar congestionadas pela redução da velocidade, vai ser um caos para o comércio.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.