Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prepare-se! Calor e alagamentos não vão dar trégua em São Paulo

Ontem, a capital paulista registrou a temperatura mais alta do verão: 35,4°C

São Paulo|Fernando Mellis, do R7

Nesta época do ano, o guarda-chuva pode ser o seu melhor amigo, seja para escapar do sol ou da chuva
Nesta época do ano, o guarda-chuva pode ser o seu melhor amigo, seja para escapar do sol ou da chuva Nesta época do ano, o guarda-chuva pode ser o seu melhor amigo, seja para escapar do sol ou da chuva

Andar pelas ruas de São Paulo nestes primeiros dias de janeiro tem sido uma tarefa para os fortes. Ora fugimos do calor, ora dos alagamentos. É o verão que chegou com tudo e promete continuar assim, pelo menos até o fim desta semana. Na segunda-feira (12) foi registrada a temperatura mais quente desta estação: máxima de 35,4°C à tarde, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, afirma que “o calor vai continuar”.

— Diferente do verão passado, neste, as chuvas estão vindo. Tem mais umidade no ar, o que provoca esses temporais no fim da tarde. Mas são chuvas irregulares, às vezes caem em um lugar e não em outro. As temperaturas devem continuar acima da média.

Desde o Natal, nenhuma frente fria chegou mais ao Estado. São elas que provocam aquelas chuvas que duram o dia todo e, aí sim, enchem as represas. Apenas os temporais de fim de tarde não são suficientes para resolver a situação dos reservatórios.

Publicidade

Um sistema de alta pressão dificulta que as frentes frias vindas do sul cheguem a São Paulo. Foi a mesma coisa que aconteceu no verão passado, mas a diferença é que o tempo não está tão seco, o que ainda garante alguma chuva no fim da tarde.

Na segunda-feira (12), alguns termômetros no centro chegavam a marcar 38°C. As estações meteorológicas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) registraram máximas na casa dos 35°C em quase toda a capital. A chuva chegou por volta das 16h, em forma de pancadas. Nesta terça-feira, o Inmet diz que os temporais devem vir ainda mais cedo, também no meio da tarde.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.