Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente de comissão que apura denúncias de abuso sexual na USP pede afastamento da universidade

Médico e professor Paulo Saldiva já havia se afastado de grupo que investiga violências 

São Paulo|Do R7

Paulo Saldiva, médico e professor titular da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) pediu afastamento da universidade. Saldiva presidia a comissão que investiga as denúncias de violência sexual na USP e esteve presente, na terça-feira (11), na audiência pública na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), quando alunas relataram casos de abusos sofridos em festas de alunos de medicina da universidade. Na própria terça-feira, decidiu se afastar da instituição.

Em longo texto publicado em seu Facebook no dia 12 de novembro, Saldiva explica que a decisão não ocorreu por um motivo específico, mas "foi o resultado de uma longa reflexão que se desenvolveu ao longo dos últimos anos". Segundo o depoimento do professor, "a gota a fazer transbordar o copo foi a minha atividade como presidente da comissão de violência na FMUSP. A falta de uma ação construtiva e pró-ativa da parte de todos nós, professores, fez com que os alunos da FMUSP fossem submetidos a situações inaceitáveis".

Saldiva esclarece, no entanto, não ter nada a reclamar da FMUSP. "Na verdade tudo tenho a agradecer. Minha formação, minhas melhores amizades e lembranças, o convívio com alunos brilhantes, a oportunidade de pesquisar e fazer Medicina (com M maiúsculo), enfim, grande parte do que hoje sou devo à nossa gloriosa Faculdade", diz trecho do texto. 

MP instaura inquérito para apurar violação de direitos das minorias na USP

Publicidade

Faculdade de Medicina da USP vai criar centro de defesa de direitos humanos

Estudante de medicina da USP relata humilhação em “rito de passagem” da Atlética

Publicidade

Durante a audiência pública realizada na Alesp, ao ser abordado pela promotora de Justiça de Direitos Humanos e Inclusão Social do MP, Paula de Figueiredo Silva, Saldiva informou que já havia deixado a presidência da comissão de violência na FMUSP.

— Fui presidente até ontem [10 de novembro]. A comissão vai iniciar uma nova fase, porque vai entregar um relatório à congregação da Faculdade de Medicina.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.