Presídios de SP vão ter bloqueador de sinal de celular
Sistema, certificado pela Anatel, já é utilizado em cinco Estados
São Paulo|Do R7, com Jornal da Record

Os presídios do Estado de São Paulo vão ganhar, em breve, bloqueadores de sinal de celular. A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) pretende abrir licitação para a compra dos equipamentos, já utilizados em cinco Estados brasileiros.
O aparelho impede a realização de chamadas dentro dos presídios e já foi certificado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
As antenas, que podem ser instaladas nos muros das cadeias, emitem um ruído que interfere nas linhas de telefonia móvel e de dados de internet. Nesse caso, as interferências não passam das muralhas dos presídios. Se houver tentativa de sabotagem, o equipamento emite um alerta para o sistema central.
O objetivo é desorganizar os criminosos, pois muitos detentos usam as celas como uma espécie de escritório de atendimento aos bandidos.
Leia mais notícias de São Paulo
Os telefones chegam aos presídios escondidos em marmitas, pacotes de café, presos a animais e até mesmo em um arco e flecha.
Em São Paulo, até junho deste ano já foram recuperados 6.000 aparelhos de celular, de acordo com a SAP. A cada hora, um celular é apreendido dentro dos presídios paulistas.














