Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Pressão popular surte efeito e vereadores regularizam Copa do Povo

MTST celebrou aprovação com “churrascão” em frente à Câmara de São Paulo

São Paulo|Guilherme Lima, do R7

Após votar Plano Diretor, vereadores aprovaram projeto de lei que regulariza ocupação do MTST na zona leste
Após votar Plano Diretor, vereadores aprovaram projeto de lei que regulariza ocupação do MTST na zona leste

Após enfrentar pressão de manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na tarde desta segunda-feira (30), o Plano Diretor da cidade. A sessão começou às 15h e terminou duas horas depois. Dos 54 vereadores, 44 foram a favor e oito votaram contra o projeto. Também foi aprovada a regularização de um terreno de 150 mil m² na zona leste, conhecido como Copa do Povo. O texto deve ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad em um prazo de três semanas contadas a partir de quinta-feira (3), quando o Plano Diretor passará por uma nova aprovação em plenário.

Formada por mais de 3.000 famílias no bairro de Itaquera, a Copa do Povo foi incluída em um projeto de lei de 2011 sobre edificações subutilizadas. Para o vereador Nabil Bonduki, relator do Plano Diretor Estratégico, a aprovação do texto foi positiva para toda a sociedade da cidade de São Paulo, mas feita somente depois da pressão popular.

— Você pode ver aí fora [do prédio da Câmara]. Estas pessoas estão o dia inteiro aqui e fazem isso já há algum tempo, não podemos negar que isto influenciou na aprovação do Plano Diretor.

Das 93 emendas, 44 foram aprovadas e 65 rejeitadas. Mas, para Guilherme Boulos, líder do MTST, foi o suficiente para se considerar uma conquista do movimento.


— Foi uma grande vitória não só para os trabalhadores sem teto, mas para todos os trabalhadores pobres da periferia que tiveram triplicadas o número de áreas populares na cidade. Os objetivos do MTST foram alcançados e estamos todos satisfeitos.

Após a aprovação do Plano Diretor e do projeto sobre a Copa do Povo, os integrantes do movimento celebraram na rua da Câmara com um “churrascão do povo”. Ao contrário do discurso das lideranças do MTST, a aprovação da lei que regulariza a Copa do Povo representa uma vitória parcial, ao menos por enquanto. Isso porque o projeto aprovado permite que a área receba um empreendimento do programa federal Minha Casa Minha Vida Entidades, mas não assegura ao movimento a garantia de que ele será o contemplado..


Leia mais notícias de São Paulo

Plano Diretor Estratégico

O Plano Diretor Estratégico irá organizar o desenvolvimento da cidade pelos próximos 16 anos. A lei prevê meios para reduzir o défcit habitacional na cidade, estimular o uso do transporte público e a preservação do meio ambiente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.