Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira cota do volume morto do Cantareira zera e Sabesp começa a utilizar segunda reserva técnica

Nível do Sistema Cantareira chegou a 10,6% neste sábado, segundo balanço da companhia

São Paulo|Do R7

Nível do Sistema Cantareira chega a 10,6% neste sábado
Nível do Sistema Cantareira chega a 10,6% neste sábado Nível do Sistema Cantareira chega a 10,6% neste sábado (Daia Oliver)

Após nível do volume morto do Sistema Cantareira permanecer estável na última sexta-feira (14), levantamento da Sabesp deste sábado (15) indica nova queda e reservatório chega a 10,6% de sua capacidade, indicando o fim da primeira reserva técnica do Cantareira.

Ao R7, a Sabesp informou que começa a usar, neste sábado, a segunda cota do volume morto do Sistema. Com isso, será possível disponibilizar para consumo 106 bilhões de litros de água.

Nesta quinta-feira (13), o diretor-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Guillo, declarou que o Sistema Cantareira vai precisar de um "dilúvio" até janeiro de 2015 para voltar ao nível de reserva de água para consumo obtido em janeiro de 2014.

— Para chegar a janeiro do ano que vem, precisamos de um dilúvio.

Publicidade

Segundo Guillo, a recuperação do principal sistema de abastecimento da região Metropolitana de São Paulo precisa de 500 bilhões de litros de água para voltar ao nível de janeiro do ano passado e, assim, iniciar o próximo ano com capacidade para enfrentar o período de seca. Para isso, segundo o presidente da ANA, é preciso repor um déficit hídrico de cerca de 20% no Cantareira e recompor o superávit hídrico de 25% registrado pelo sistema em janeiro deste ano. E torcer para que o "dilúvio" comece logo.

— Estamos tentando demonstrar que as chuvas não estão vindo e se elas não vierem, a situação vai se agravar.

Publicidade

Conta de água ficará mais cara a partir de dezembro

Novos descontos para a economia de água já estão valendo

Como a população tem se virado para driblar a falta de água

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.