Protesto e greve paralisam ônibus nas zonas sul e oeste de São Paulo
Duas garagens foram prejudicadas; SPTrans acionou sistema Paese para atender a passageiros
São Paulo|Do R7, com Agência Record e Balanço Geral
Um protesto e uma greve paralisam duas garagens de ônibus nas zonas sul e oeste de São Paulo na manhã desta segunda-feira (2). De acordo com a SPTrans (São Paulo Transportes), desde a madrugada, manifestantes do Movimento Sem-Terra estavam em frente à viação Cidade Dutra, localizada na rua Elísia Gonçalves Barcelos, 93, no Grajaú, impedindo a saída dos coletivos. O protesto é contra uma reintegração de posse que aconteceu na região.
A viação Cidade Dutra opera em 41 linhas, no total de 447 veículos. A SPTrans implementou o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) em 16 linhas com 221 carros. Pelo menos 350 mil pessoas são afetadas pelo protesto.
Na zona oeste, os motoristas e cobradores da Viação Oak Tree Tranportes, localizada na avenida Marechal Mário Guedes, 231, no Jaguaré, estão paralisados desde o último sábado (31). Eles pedem reajuste salarial. A Oak Tree opera em nove linhas com 83 carros. A SPTrans implementou o sistema Paese em oito linhas, com 45 veículos.
Trânsito
Imagens captadas pela Record mostravam que a paralisação na zona sul afetava o trânsito na região, causando longas filas de congestionamento. Procurada pelo R7, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que ainda não tinha informação de trãnsito naquela área.
Leia mais notícias de São Paulo
Metrô e CPTM
Todas as linhas do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) circulam normalmente na manhã desta segunda-feira.
Assista ao vídeo: