Quase 80% dos alunos souberam de casos de violência dentro de escolas estaduais de SP no último ano, diz pesquisa
Para eles conflitos e drogas são a principal causa, enquanto bullying ficou em último lugar
São Paulo|Do R7

Dentro da rede estadual de ensino público, a maior parte dos professores e alunos teve conhecimento de algum caso de violência nas escolas, no ano de 2013. Dos 1.400 professores questionados 84% afirmaram que tiveram ciência; dos 700 pais de alunos, 51%; e dos 700 alunos, 77%.
A pesquisa foi realizada pelo instituto Data Popular com o Apeosp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
Escola inicia teste aleatório de uso de álcool e drogas em alunos
Menina de 12 anos é presa com drogas dentro de escola em Franca (SP)
Leia mais notícias de São Paulo
O estudo ainda apontou que 20% dos alunos admitiram ter cometido algum tipo de violência na escola. Quanto aos pais, 13% afirmaram que seus filhos já o fizeram. Tanto agressões físicas, como verbais, foram consideradas pelo instituto.
Curiosidades
A agressão é maior entre os alunos do sexo masculino. Das alunas, 85% afirmam não ter cometido nenhuma agressão. Já o resultado dos alunos foi de 74%.
Metade dos professores que participaram da pesquisa acredita que a educação recebida em casa é a origem da violência cometida nas escolas. Em último lugar, eles apontaram o desemprego.
Para os pais, a principal causa é decorrente de drogas e álcool. Assim como os professores, o desemprego foi apontado como o fator que menos influencia nas ocorrências.
Os alunos destacaram conflitos e drogas como principais causas. Bullying ficou em último lugar.














