Queda de avião: restos mortais de Eduardo Campos e outras seis vítimas devem ser liberados neste sábado
Corpo do ex-governador segue para Pernambuco ainda nesta tarde
São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo
Os restos mortais do presidenciável Eduardo Campos e das outras seis vítimas do acidente aéreo na cidade de Santos (SP) devem ser liberados do IML (Instituto Médico Legal) neste sábado (16). Segundo o governador de Pernambuco, João Soares Lyra Neto, os corpos de Campos, do cinegrafista Marcelo de Lyra, do fotógrafo Alexandre Gomes e Silva e do assessor Carlos Augusto Percol Filho devem sair de São Paulo por volta de 17h e chegar à Recife às 20h.
Porém, na manhã deste sábado (16), a assessoria de imprensa do PSB informou ao R7 que os corpos devem deixar São Paulo às 18h e chegar em Recife às 22h30.
Da base aérea, os restos mortais serão levados para o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, em carro aberto do Corpo de Bombeiros. A expectativa é que mais 80 mil pessoas acompanhem o velório, superando a cerimônia do ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos, morto há nove anos.
O governador de Pernambuco João Lyra Neto (PSB), que chegou na última quinta-feira a São Paulo para acompanhar os trabalhos de identificação, agradeceu o governador na saída do IML, por volta das 23h.
— Queria registrar também o agradecimento do povo pernambucano e o meu agradecimento e da família do Eduardo e dos familiares dos outros ao governador Alckmin, que teve uma solidariedade muito grande e foi extremamente zeloso no oferecimento desse trabalho aqui em São Paulo.
Mais de 500 autoridades são esperadas, incluindo a presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição, o candidato Aécio Neves e a companheira de chapa de Campos, Marina Silva. O sepultamento está marcado para domingo (17). Eduardo Campos será enterrado no cemitério Santo Amaro, no túmulo onde estão um tio e o avô, Miguel Arraes.
Leia mais notícias de São Paulo
Para Aracaju (SE), será levado o corpo de Pedro Valladares, assessor de Campos. Os restos mortais dos pilotos seguirão para Minas Gerais e Paraná.
Todos os corpos serão liberados simultaneamente, atendendo a um pedido da viúva de Eduardo Campos, Renata. A identificação dos restos mortais só foi possível com amostras do DNA das vítimas. Na última sexta-feira, o dentista do líder do PSB falou que não foi possível reconhecer a arcada dentária do ex-governador.
— Vão ter que armar um quebra-cabeças e vão ter que montar. Os corpos foram pulverizados. É um trabalho difícil de quebra-cabeças. Infelizmente não encontraram corpos, encontraram partes de corpos. Foi impossível identificar, porque não temos sequer a arcada, pelo estrago em que estava [o local]. Levei a documentação, radiográfica completa, mas, infelizmente a explosão foi muito grande.
Falta d’água em escola salva crianças do acidente com avião de Eduardo Campos
Caixa-preta não gravou conversa do voo que matou Campos, diz Cenipa