Rodízio de água em SP pode começar em abril, diz jornal
Governo do Estado e Sabesp não informam oficialmente se medida será tomada
São Paulo|Do R7
O Estado de São Paulo pode começar a passar por rodízio de água em abril deste ano, caso o volume de chuvas não fique acima da média no período. Em meio à pior crise hídrica da história, o nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana tem registrado quedas frequentes. Dessa forma, a única saída seria o rodízio.
De acordo com matéria do jornal Folha de S.Paulo publicada nesta quinta-feira (29), o prazo para o início do rodízio é discutido entre integrantes do governo e dirigentes da Sabesp e "coincide com o fim do período chuvoso e a previsão de término da segunda cota do volume morto do Cantareira". Procurada pela reportagem do R7, a assessoria do governo de São Paulo informou que não há definição sobre o assunto e declarou que a Sabesp poderia dar um posicionamento oficial sobre o tema. A assessoria da companhia, por sua vez, disse que a Sabesp "cumpre ordens" e indicou que a reportagem entrasse em contato com o governo do Estado.
Por volta das 11h40, a Sabesp enviou uma nota de esclarecimento para a imprensa e negou que haja alguma previsão para realizar rodízio. A nota diz que, "conforme informado pelo diretor-presidente da Sabesp, Jerson Kelman, em entrevista no último dia 27/1", a companhia não defininiu "nem que vai ter racionamento nem a data eventual disso, muito menos. Nem qual o modelo de racionamento."
Ainda de acordo com o texto, "eventual decisão sobre o tema será comunicada de maneira transparante e com a devida antecedência".
Mesmo sem uma posição oficial sobre a restrição no abastecimento de água, o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, afirmou, na terça-feira (27), que o rodízio na região metropolitana de São Paulo teria que ser "drástico".
— Para fazer rodízio, teria que ser muito pesado, muito drástico. Para ganhar mais do que já economizamos hoje, seriam necessários dois dias com água e cinco dias sem água.
Alckmin tem encontro com Dilma na sexta para falar sobre falta d'água
Rodízio de 24h sem água, proposto há 1 ano, economizaria 12,3% do Cantareira