Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Secretaria da Igualdade Racial quer resposta de MuBE e Estrela sobre boneca "Neguinha do Espanador"

Ministério Público e Secretaria da Igualdade Racial de SP também serão acionados

São Paulo|Caroline Apple, do R7

Nome de boneca negra em exposição de shopping em SP causa revolta nas redes sociais
Nome de boneca negra em exposição de shopping em SP causa revolta nas redes sociais

Após denúncias, a Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília, irá pedir explicações à Brinquedos Estrela e ao MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), juntamente com o Ministério Público de São Paulo e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial municipal, sobre a exposição da boneca "Neguinha do Espanador", que faz parte da mostra Mail Art Cupcake Estrela, que está em cartaz no shopping Market Place, na zona sul de SP.

A boneca, da artista Rita Caruzzo, foi considerada racista por integrantes de movimentos negros, que repudiaram a retratação da mulher negra na forma de um ser subserviente, o que, segundo eles, remetem a herança escravagista, presente nos dias de hoje. 

O MuBE emitiu uma nota onde afirma que "repudia qualquer atitude de segregação, quanto a gênero, classe, etnia, crença ou outra forma de discriminação" e que "os processos criativos ocorrem de forma aberta e democrática, com multiplicidade de visões, sem qualquer tipo de censura".

O caso da denúncia não foi comentado pela assessoria de imprensa do MuBE, que se limitou em dizer que o museu já se pronunciou por meio de nota oficial.


A artista Rita Caruzzo foi acionada pela reportagem e deverá se pronunciar ainda nesta quarta-feira (28).

Nota Estrela


"A Estrela recebeu ofício da Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, com cópia para a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo e o Ministério Público do Estado de São Paulo, e vai apresentar os esclarecimentos necessários bem como o argumento da artista plástica. A empresa foi precursora no lançamento de bebês e bonecas da raça negra e mantém em linha alguns produtos. Estrela tem bonecas afro descendentes desde a década de 40. Foi precursora de produtos étnicos e hoje na coleção tem: Coleção Brigaderia- Chocolate com Pimenta, Fofolete Dark Fashion-Pierre Lobo Doutora Brinquedos e Meu Bebê."

Mulher negra não deve ser representada como serviçal


Para Renata Felinto, doutoranda em artes pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e artista visual especialista na representação da mulher negra, a obra é um "desrespeito" e que a forma como o negro é representado na sociedade parte de uma escolha.

— Historicamente o lugar destinado à mulher negra foi o de objeto para uso sexual e doméstico. Mais de 70% das funcionárias domésticas são negras no nosso País e essa condição se dá não por uma escolha, mas pela necessidade básica. Mas hoje há muitas mestrandas e doutorandas amparadas por programas sociais de educação. Essa artista é, no mínimo, desinformada quando retrata a mulher negra no lugar de submissão, exploração e humilhação, porque é dessa forma que o trabalho doméstico é visto no Brasil. Isso traz à tona claramente a herança escravagista. É desrespeitar esse segmento da população e minar a luta contra o racismo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.