Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP quer reduzir abandono de animais em ruas e parques

Descarte de bichos é crime federal, campanha estadual pretende mudar essa situação

São Paulo|

Cadela com seis filhotes que foi encontrada numa ciclovia em Itaquera. Ela estava com um furo na boca e sofreu uma cirurgia
Cadela com seis filhotes que foi encontrada numa ciclovia em Itaquera. Ela estava com um furo na boca e sofreu uma cirurgia Cadela com seis filhotes que foi encontrada numa ciclovia em Itaquera. Ela estava com um furo na boca e sofreu uma cirurgia

Adotados em fevereiro por um casal e duas filhas, dois pitbulls foram devolvidos quatro meses depois com sinais de maus-tratos. Anna Bueno, arquiteta e voluntária no tratamento de animais, havia resgatado da rua os dois filhotes com a mãe. Após castrá-los, dar vacinas e vermífugo, Anna os colocou para adoção e achou que tivesse encontrado a família perfeita.

— A irmã do dono me ligou um tempo depois e disse: ‘"Pelo amor de Deus, pegue os cachorros de volta’".

Um dos animais estava tomado de sarna e nenhum dos dois havia recebido todas as vacinas previstas.

— Pareciam ótimas pessoas, mas depois não demonstraram carinho com os animais. Isso acontece muito.

Publicidade

Abandono de animais será tema de campanha na zona norte de São Paulo

Enfermeira que espancou cachorro é multada em R$ 3.000 por crime ambiental

Publicidade

O abandono de animais é um problema de saúde pública e se tornou uma questão ambiental para o Estado de São Paulo. Embora seja crime federal, várias pessoas "descartam" seus animais na rua ou em parques, como conta Anna.

— Já vi casos em que amarraram em árvore, outro que sedaram o cachorro antes de abandoná-lo no parque.

Publicidade

Uma campanha da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, lançada em 2012 e reforçada neste mês, busca mobilizar as pessoas contra o abandono. Com placas espalhadas em parques estaduais, estações de metrô e paradas de ônibus, a campanha Amigos para Sempre será veiculada até o dia 25.

Fábio Pegrucci, do grupo Cães do Parque, que atua no Horto Florestal, zona norte de São Paulo, diz que, entre 2009 e 2012, 150 cães e gatos abandonados e maltratados foram resgatados no local. Desde a colocação das placas, há um ano, o número caiu para cerca de 20. A secretaria não divulga números de animais deixados em seus parques.

Mulher agride cachorro com a ajuda do filho no RS

Leia mais notícias de São Paulo

Para ONGs, a campanha é interessante, mas insuficiente, como afirma Angélica Peres, vice-presidente da Natureza em Forma, loja que coloca animais para adoção, parceira da ação do Estado.

— A falta de investimento em educação é muito grande. As pessoas acham que cuidar de um animal é só dar carinho e na primeira dificuldade querem se livrar do problema da forma mais fácil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.