Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tarcísio afasta possibilidade de romper contrato com empresa que administra as linhas 8 e 9 de trens

Governador afirmou que empresa está investindo e que falhas serão superadas. Ministério Público pede o rompimento do contrato com a ViaMobilidade 

São Paulo|Do R7

Tarcísio de Freitas participou de entrega de novo trem pela ViaMobilidade
Tarcísio de Freitas participou de entrega de novo trem pela ViaMobilidade Tarcísio de Freitas participou de entrega de novo trem pela ViaMobilidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou nesta terça-feira (28) da entrega do primeiro novo trem que atenderá as linhas 8-Diamante e 9-Rubi do sistema de trens de São Paulo. A entrega é da empresa ViaMobilidade, que administra as linhas desde o início do ano passado e é alvo de críticas do Ministério Público de São Paulo, que pede o rompimento do contrato em razão do aumento das falhas.

Dados obtidos pelo R7 já mostraram que houve um aumento de 275% no registro de falhas logo após a ViaMobilidade assumir o serviço.

Tarcísio chamou atenção para os investimentos que estão sendo feitos pela empresa e afastou a possibilidade de rompimento do contrato. Segundo o governador, a ViaMobilidade investirá R$ 600 milhões a mais que os R$ 3,9 bilhões previstos no contrato. Ele destacou que serão 36 trens novos até 2024, além da substituição da rede elétrica, dos trilhos, das subestações e do centro operacional.

O governador afirmou que o Executivo não ficou “satisfeito” com o serviço prestado inicialmente pela empresa, mas que enxerga disposição do grupo de “virar o jogo”. Ele disse que o principal erro que levou a uma sequência de falhas foi o fato de a empresa não ter mensurado corretamente o nível de deterioração do sistema que iria assumir.

Publicidade

“Nós vamos melhorar a qualidade da prestação e chegar no serviço que nós queremos. Tenho certeza que as dificuldades vão ficar para trás”, afirmou, destacando que as falhas servem de "motivação".

O governador ainda questionou a atuação do Ministério Público no tema. “Qual seria a solução, voltar para a CPTM? Voltar para a administração pública? É essa a solução que o Ministério Público está propondo? O governador do estado sou eu. O Executivo está aqui. No dia em que você permitir que o Ministério Público governe o estado para você, você está morto”, afirmou.

Publicidade

Ministério Público

O Ministério Público aponta diversas falhas na prestação do serviço. A Promotoria do Patrimônio Público já propôs à ViaMobilidade a assinatura de um TAC (Termos de Ajustamento de Conduta) que prevê a adoção de medidas para que os problemas apontados sejam sanados. A empresa, porém, decidiu não firmar o acordo proposto.

O Ministério Público já recomendou à Secretaria dos Transportes Metropolitanos a rescisão do contrato e apontou falta de pessoal especializado, materiais, equipamentos e manutenção, entre outros motivos. Esses fatores teriam levado a um aumento das falhas.

A Promotoria ameaça ir à Justiça para cobrar o rompimento do contrato e pretende também pedir indenização à ViaMobilidade pelo não cumprimento das bases do contrato.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.