Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Temporal alaga ruas e causa transtornos em SP

As linhas 10 e 11 chegaram a fechar por conta de queda de raio; linha 12 continua paralisada

São Paulo|Do R7

Nuvens carregadas são vistas na avenida Rio Branco, no centro
Nuvens carregadas são vistas na avenida Rio Branco, no centro Nuvens carregadas são vistas na avenida Rio Branco, no centro

O forte temporal que atinge a cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira (12) provocou diversos transtornos. Algumas estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foram fechadas por conta da queda de um raio. Vias da capital também ficaram alagadas.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), foram registrados 32 pontos de alagamentos, sendo 22 intransitáveis, como na avenida Vitor Manzini, próximo à rua João Alfredo; na avenida Atlântica próximo do número 4000; na Avenida das Nações Unidas, próximo à rua Jaime de Oliveira Souza.

Segundo o órgão da prefeitura, todos os estados de atenção e de alerta já haviam sido retirados por volta das 18h. No horário, havia apenas precipitação leve e chuviscos, que se concentravam entre bairros das zonas sul, leste e oeste. As chuvas mais fortes se deslocam em direção às cidades do Vale do Paraíba.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, fechou por uma hora para pousos e decolagens - das 16h15 às 17h17 -, informou a Infraero. O aeroporto registrou ventos de até 85 km/h. O CGE colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos. Segundo a Infraero, dos 218 voos programados, 32 atrasaram desde as 6h. Até as 19h, 14 permaneciam com atrasos maiores que 30 minutos e 18 haviam sido cancelados.

O túnel do Anhangabaú foi fechado preventivamente no sentido zona sul, informou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Publicidade

A região do Campo Limpo entrou em estado de alerta devido ao transbordamento dos córrego Morro do S, às 16h40, na avenida Carlos Caldeira Filho com a rua Sebastião de Azevedo. O mesmo problema ocorreu na região do Ipiranga, às 17h15, por conta do transbordamento do córrego de mesmo nome, localizado na avenida Professor Abraão de Morais com a rua General Chagas Santos.

Durante o temporal, uma árvore caiu e interditou duas faixas da rodovia Raposo Tavares, na altura do km 15, sentido interior. Por volta das 17h, os motoristas enfrentavam 5 km de congestionamento, segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Publicidade

O CCOI (Centro de Controle Operacional Integrado), registrou a queda de 58 árvores nesta segunda-feira. Quatro árvores cairam na altura do número 4700 na avenida Escola Politécnica, zona oeste da capital, e bloquearam totalmente o tráfego sentido Raposo Tavaras, de acordo com a CET. 

O temporal se formou na zona sul e rapidamente atingiu outras regiões da cidade. A chuva é uma combinação do calor e do aumento da umidade relativa do ar. Os termômetros chegaram aos 35°C nesta tarde. Imagens do radar meteorológico do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontavam, por volta das 17h, chuva forte na Vila Mariana, Paraíso, Jardim Paulista, Sé, Luz, Bom Retiro e Santana.

Estação da CPTM fechada

A estação da linha 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está paralisada desde às 17h30 por causa da queda de um raio. De acordo com a empresa, a estação Brás está aberta apenas para transferência para as linhas do metrô. Até as 19h50, o Paese (Plano de Apoio entre Empresas de transporte em Situação de Emergência) não havia sido acionado.

Também por conta do raio, as linhas 10-Turquesa e 11-Coral chegaram a ser fechadas, mas reabriram por volta das 19h. A chuva também causou um problema de sinalização na rede elétrica da Linha 9-Esmeralda, porém, a situação já foi normalizada nos dois sentidos. No momento, a linha 11-Coral está operando com velocidade reduzida.

No Metrô, as linhas 2-Verde e 3-Vermelha ficaram com velocidade reduzida, informou a assessoria de imprensa do metropolitano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.